Uma operação conjunta entre as polícias Militar e Civil, na manhã desta terça-feira (3), registrou pelo menos três mortos no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Os relatos são de que há troca de tiros na região desde o fim da madrugada.
Militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) tentam cumprir mandados de prisão contra lideranças do tráfico da região.
Até o fim da manhã desta terça, os agentes prenderam cinco suspeitos e apreenderam três fuzis e duas pistolas, além de drogas que ainda serão contabilizadas. As ações se concentram nas regiões da Vila dos Pinheiros, Baixa do Sapateiro, Vila do João e Conjunto Esperança.
Um ônibus do sistema BRT foi atingido por uma bala perdida, na Avenida Brasil, altura da Fiocruz, mas ninguém se feriu. Além disso, pelo menos 38 escolas suspenderam as aulas, sendo 37 municipais e uma estadual. A polícia não divulgou a identidade dos mortos e dos presos.
Segundo a corporação, o policiamento foi reforçado no entorno das comunidades com o emprego de agentes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), do Batalhão Especial de Policiamento de Vias Expressas (BPVE) e do 22° BPM (Maré). As ocorrências estão sendo apresentadas na 21ª DP (Bonsucesso).