O EmbraturLAB e a Resorts Brasil lançaram, na última quarta-feira (5), o Desafio Resorts + Eficientes – Suprimentos Inteligentes e Sustentáveis, que busca conectar startups com soluções inovadoras aos resorts brasileiros, para reduzir desperdícios operacionais, integrar fornecedores locais à cadeia de suprimentos e criar sistemas eficientes de redistribuição de recursos excedentes, conectando resorts a ONGs e comunidades locais.
“A intenção é estimular cada vez mais a geração de emprego e renda com o turismo, adoção de práticas sustentáveis no setor, com a redução de desperdícios e impactos ambientais, promovendo uma maior integração e visibilidade de pequenos negócios e empreendedores e produtores locais”, explicou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O desafio visa atender às diretrizes estratégicas da Embratur, promovendo práticas de ESG (sustentabilidade Ambiental, Social e Governança) no setor de turismo. As inscrições podem ser feitas neste link.
Após a seleção, a solução escolhida será aplicada no Cana Brava Resort, em Ilhéus, na Bahia, como parte de uma Prova de Conceito de até quatro meses. A expectativa é que o projeto seja replicado em outros resorts, criando um impacto positivo e sustentável em larga escala.
O desafio é organizado pela parceria entre a Embratur LAB, Resorts Brasil e o Turistech Hub. A ação destaca o compromisso do setor de turismo em adotar práticas inovadoras e sustentáveis, reduzindo impactos ambientais e fortalecendo comunidades locais.