A Praia do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, recebe um mutirão de limpeza, na manhã desta sexta-feira (28), em celebração à semana nacional de limpeza dos mares. A ação, que começou às 9h, conta com a participação de voluntários e estudantes da Escola Municipal Evaldo Salles, que integra diversos programas de educação ambiental.
A praia, com 7,2 quilômetros de extensão e detentora da Bandeira Azul – um certificado internacional de qualidade ambiental – , foi a primeira da região a conquistar essa certificação e mantém a bandeira hasteada pela oitava temporada consecutiva.
Em 2023, o local foi destacado entre as dez melhores praias da América Latina, de acordo com pesquisa da Rede Proplayas, que avaliou a qualidade da água, infraestrutura e serviços oferecidos.
“Vamos nos juntar ao movimento nacional pelo amor ao oceano”, declarou Luísa Rieth, coordenadora do programa Bandeira Azul, ao convocar os voluntários.
As campanhas de limpeza na Praia do Peró são realizadas há anos pela comunidade, mesmo antes da conquista da tão almejada Bandeira Azul. As ações mais destacadas foram organizadas pelos movimentos Ondas do Peró e Amigos do Peró, que lutam pela preservação do meio ambiente local.
“A conquista da Bandeira Azul veio coroar essa luta. Para obtê-la, tivemos que atender a exigências rigorosas da Coordenação Nacional do programa. Na época, contamos com o apoio do então secretário de Meio Ambiente, o biólogo Jailton Dias, que voltou a ocupar o mesmo cargo nesta administração”, recorda Marta Rocha, do comitê gestor do programa Bandeira Azul.
Belo exemplo a ser seguido não só pêlos moradores de cabo frio más por todos