O prédio do antigo Ciep Intercultural Brasil-Rússia, no bairro Porto do Rosa, em São Gonçalo, passará a abrigar projetos do Instituto Vini Jr, onde o craque revelado pelo Flamengo é nascido e criado. O termo de cessão do uso do imóvel foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (16).
Até então, o Ciep estava desativado. Segundo o processo SEI, o instituto propôs realizar no local projetos de educação, apoio pedagógico, arte, esportes, interioridades, acesso aos equipamentos e tecnologias digitais e internet, iniciação musical e cultura para crianças, adolescentes, jovens e seus familiares.
O instituto é realizado pelo jogador do Real Madrid, Vinicius Jr., com o apoio de parentes, amigos e pessoas que gerenciam sua carreira. Segundo o atleta, sua família começou a ajudar pessoas na cidade desde o momento em que ele assinou seu primeiro contrato profissional, até a constituição do instituto.
Em São Gonçalo, vai instalar a Cidade da Educação, um centro que desenvolve e testa novos modelos de ensino-aprendizagem em parceria com profissionais de educação. Focada em práticas pedagógicas conectadas aos interesses das novas gerações, vai promover a integração entre educação, cultura, esporte e tecnologia. No primeiro ano, atenderá a 300 crianças de 4 a 11 anos, com 60 vagas destinadas a pessoas com deficiência e outras necessidades especiais.
Além de ser um espaço de aprendizado para os alunos, a Cidade da Educação será também um local de formação contínua para professores, contribuindo para a criação de uma nova geração de educadores preparados para os desafios contemporâneos.
O investimento previsto é de aproximadamente R$ 20 milhões.
Por VÍTOR D’AVILA