A manhã desta sexta-feira (29) foi de terror para motoristas em Costa Barros, Zona Norte do Rio. Bandidos sequestraram três ônibus e um caminhão para serem usados como barricadas no Morro da Pedreira, onde a Polícia Militar realiza uma operação.
Além dos veículos, criminosos também incendiaram pneus para tentar impedir policiais do 41º BPM (Irajá) de acessarem a comunidade. A ação teve como objetivo cumprir mandados de prisão, coibir os roubos de carga e veículos, e evitar disputas territoriais entre grupos rivais na região.
De acordo com a Rio Ônibus, dois coletivos da linha 778, que faz o serviço Pavuna x Cascadura, foram sequestrados e colocados como barricadas na Estrada de Botafogo. Além disso, um veículo da linha 734, Cascadura x Vila Norma, foi rendido por bandidos na Avenida Martin Luther King, na Pavuna.
Por volta das 11h, os ônibus foram recuperados e os veículos retirados das vias. Não houve registro de motoristas ou passageiros feridos. Até o momento, a Polícia Militar não informou se houve prisões ou apreensões durante a operação.
Outro caso
A situação desta sexta rememorou outro caso recente, quando 13 ônibus foram sequestrados e utilizados como barricadas, no mês de outubro. Na ocasião, foram onze coletivos na região da Muzema, no bairro do Itanhangá, Zona Oeste do Rio, e dois, em Costa Barros, na Zona Norte.
“É um verdadeiro absurdo, que se repete quase todos os dias, nos mesmo lugares, e nenhuma providência é tomada. Mais uma vez, o Rio Ônibus repudia os atos criminosos que afetam tanto a vida da população e apela para que as autoridades tomem as devidas providências para garantir o direito básico de deslocamento das pessoas”, disse a Rio Ônibus.