O movimento pelo fim da escala 6×1, que ganhou força nas redes no final do ano passado, através do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), encabeçado pelo vereador Rick Azevedo (PSOL), virou samba no carnaval de rua do Rio. E apesar da PEC proposta pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) ainda não ter sido protocolada no congresso, no carnaval carioca, ela já foi mais do que aprovada.
Quem leva o enredo pelo fim da escala 6×1 para as ruas é o Bloco dos Comerciários, uma categoria que, naturalmente, é uma das maiores interessadas na pauta. Atualmente, a Constituição limita a jornada de trabalho a 44 horas semanais e a 8 horas diárias. A PEC pelo fim da escala 6×1, por sua vez, propõe uma jornada semanal máxima de 36 horas, 4 dias de trabalho e 3 dias de folga.
‘Descanso é fundamental’
![](https://controle.temporealrj.com/wp-content/uploads/2025/02/blocoo.png)
O samba enredo do bloco é direto: “Vamos fazer o nosso zum zum zum, pra poder viver mantendo o bem comum, sem merecem perder direito algum, e banir de vez a escala 6×1”, diz parte da letra composta por Haroldo Cesar.
O desfile dos comerciários já tem data, horário e local: será no dia 1 de março, sábado de carnaval, às 16h. Com concentração na Estrada da Portela, 165, em Madureira, Zona Norte do Rio.