O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou, nesta sexta-feira (07), uma operação contra milícia suspeita de praticar grilagem em Garatucaia, Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Além de ser antigo alvo de grupos criminosos, a área motiva uma disputa entre Angra e Mangaratiba, cidade limítrofe.
Agentes do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) cumpriram três mandados de busca e apreensão. Os alvos seriam ligados a uma Organização Não Governamental (ONG). As buscas aconteceram em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e nos bairros de Cascadura e Oswaldo Cruz, na capital.
O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) do Gaeco apura os crimes de grilagem, associação criminosa, peculato, extorsão e ameaças. A investigação também apura o suposto envolvimento de agentes públicos no esquema criminoso. A 1ª Vara Criminal de Angra dos Reis emitiu os mandados judiciais de busca e apreensão.
Região alvo de disputa
O município de Mangaratiba reivindica uma parte da área, de aproximadamente 500 metros. Garatucaia, que faz parte de Angra dos Reis, faz limite com a região mangaratibense de Conceição de Jacareí. A localidade é considerada turística, já que possui uma praia, e sua população é de classe média.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, uma decisão judicial, há cerca de três semanas, cedeu parte da área em disputa a Mangaratiba. Desde então, milicianos originários da Baixada Fluminense teriam iniciado uma invasão, por meio da grilagem de terrenos. Além disso, os criminosos teriam interesse em explorar serviços como passeios turísticos para a Ilha Grande.
Disputas territoriais e invasões já aconteceram no passado em Garatucaia. Em abril de 2010, uma operação da Polícia Civil prendeu 60 pessoas que teriam invadido, armadas, uma área de proteção ambiental naquela região. De acordo com investigação da 166ª DP (Angra dos Reis), os presos alegaram que faziam um curso de guardas florestais e que participavam de uma ONG.