20 de novembro é marcado no calendário brasileiro como o Dia da Consciência Negra, feriado nacional desde 2023. A data também transforma o mês de novembro em um momento propício para eventos e discussões acerca dos desafios ainda enfrentados pelos negros no Brasil, como também uma oportunidade de celebração da herança africana para a cultura brasileira.
No Rio de Janeiro, em especial, esta herança está profundamente inserida em todos os cantos da cidade. E na culinária, não poderia ser diferente. Pensando nisso, destacamos cinco restaurantes na cidade do Rio dedicados à culinária do continente africano, e que você precisa conhecer:
Casa Omolokum
Localizada no bairro da Saúde, no coração da região conhecida como Pequena África, a Casa Omolokum se tornou uma grande referência na cidade para quem procura por culinária africana. O nome do restaurante faz referência direta à uma prática religiosa: no candomblé, a comida oferecida ao orixá Oxum, é chamada de omolocum. E o prato é, naturalmente, o carro chefe do restaurante, que também oferece uma variedade de opções, de acarajé à feijoada.
Endereço: Rua Tia Ciata, 51 – Saúde. É necessário fazer reserva.
Yayá Comidaria Pop Brasileira
Também é possível encontrar omolocum no cardápio da Yayá Comidaria Pop Brasileira. Mas não só. Localizado no Leme, o restaurante explora pratos brasileiros indispensáveis, que transbordam a herança africana na nossa culinária, como vatapá e caruru.
Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 361 – Loja A – Leme. É necessário fazer reserva.
Kaza 123
Já em Vila Isabel, é a Kaza 123 que se destaca como um local diversificado que celebra a cultura negra. No espaço, é possível encontrar, não só o famoso Angu Gourmet do restaurante, como também uma livraria, um centro cultural e uma loja de moda afro. A Kaza 123 também recebe eventos como baile charme, e é um rolé certo da Zona Norte.
Endereço: Rua Visconde de Abaeté, 123, Vila Isabel. Não é necessário fazer reserva.
Cozinha Nigeriana da Latifah
A comida da Latifah já é um clássico entre os frequentadores da Feira da Glória, que acontece todos os domingos no bairro da Glória. É na rua que encontramos a Cozinha Nigeriana da Latifah, que viralizou nas redes sociais e toda semana mobiliza consumidores em torno de pratos tradicionais da Nigéria, como arroz Jollof com camarão.
Endereço: Feira da Glória, na altura da Rua Augusto Severo 272. Todos os domingos, das 10h às 17h.
Afro Culinária Ancestral
Comandada pela chef Dandara Batista, a Afro Culinária Ancestral possui um cardápio que é referência em culinária africana, e funciona de forma itinerante, em diversos eventos espalhados pela cidade. Frequentemente, a chefe está instalada na Casa Savana. E vale dizer, que centro cultural localizado no Centro conta contará com uma extensa lista de eventos ao longo do mês de novembro, voltado à celebrar as raízes, a ancestralidade e a potência da cultura negra.
Endereço: Casa Savana. Rua Camerino, 162 – Centro. Não é necessário fazer reserva.