Se o presidente Lula (PT) ainda não foi a São Gonçalo nesta eleição, o deputado Dimas Gadelha (PT-RJ) deu um jeito criativo para ter o mentor em sua campanha. Dois bonecos, com cabeças bastante avantajadas, apelidados de “Lulinha” e “Diminhas”, passaram a acompanhar as agendas do prefeitável de São Gonçalo.
Dois atores encarnam o deputado e o presidente, usando as fantasias que lembram vagamente os icônicos bonecos de Olinda — em escala reduzida —, e interagem com o eleitorado em caminhadas e panfletagens. Segundo a campanha de Dimas, a estratégia tem atraído principalmente o público infantil.
Numa das caminhadas, um dos bonecos passou sufoco ao ter que caminhar por longo período com uma criança no colo. Sem conseguir atrair o neto de volta, a avó, voluntariamente, pegou os panfletos para fazer o trabalho do ator.
“Quem mais curte os bonecos são as crianças. Elas param e pedem pra fazer foto. Para campanha é muito bom, pois os adultos ficam mais tempo conversando para conhecer nossas propostas”, disse Dimas, que está na expectativa de levar o Lula real para São Gonçalo.