O processo de revitalização do Centro do Rio, com ações impulsionadas pelo Reviver Centro, foi tema de um painel no Smart City Expo Curitiba 2025, o maior evento de cidades inteligentes das Américas. O encontro está acontecendo em Curitiba (PR) e vai até quinta-feira (27).
O case foi apresentado pelo vereador Pedro Duarte (Novo), durante o painel “Cidades Felizes: criando experiências, repensando nossas cidades”. O parlamentar falou sobre como o poder público criou estratégias para que as empreiteiras investissem no Centro Histórico para novos lançamentos.
A projeção passou de uma vacância de 7 unidades domiciliares vazias, a cada dez na região, para uma expectativa de dobrar, até o final de 2027, a população do Centro Histórico, de 12 mil para 24 mil.
“Nosso desafio era como transformar imóveis do Centro em áreas residenciais. Levamos em conta que é uma região que já tem infraestrutura, o que é de interesse de quem constrói. Foram criados incentivos tributários, isenção de IPTU e de ISS na obra, concessão de potencial construtivo, entendendo as normas urbanísticas do século 21, mas respeitando características de construções feitas séculos atrás”, enumerou.