Policiais civis da 59ª DP (Duque de Caxias) prenderam, nesta terça-feira (18), um homem em flagrante por adquirir peças de veículos provenientes crimes. O suspeito foi detido em um estabelecimento comercial, localizado no bairro Vila São Luís, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O homem já havia sido preso outras duas vezes pelo mesmo motivo.
A ação faz parte da segunda fase da operação Torniquete, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro, já são mais de 390 presos, além de veículos e cargas recuperados.
De acordo com os agentes, ao chegarem ao estabelecimento, as equipes encontraram várias peças de veículos com os números de identificação raspados, bem como outras peças veiculares não identificáveis e sem documentação para confirmar a procedência. Ao ser questionado, o suspeito relatou aos policiais ter adquirido as peças em grupos de internet que comercializam os materiais sem comprovação fiscal.
O acusado recebeu voz de prisão e foi levado para a sede da 59ª DP, onde foi autuado em flagrante por receptação qualificada. Após consultas ao sistema de segurança pública, foi constatado que o autor já havia sido preso pelo mesmo crime nos anos de 2021 e 2022. As ações continuam visando localizar possíveis locais de desmanche de veículos roubados e de revenda de peças.