Uma operação conjunta fiscalizou e autuou, na última terça-feira (01), quatro postos de combustível na Zona Norte do Rio. Os agentes encontraram irregularidades como bomba baixa — fraude que consiste em entregar menos combustível do que o indicado no visor —, e combustível adulterado. Os postos estão localizados nos bairros de Madureira, Penha, Higienópolis e Engenho de Dentro.
No posto de Engenho de Dentro, cinco válvulas de GNV foram interditadas por estarem vencidas. Durante a operação, os fiscais também encontraram produtos vencidos, ausência de preço, entre outras infrações. As operações em postos de combustíveis foram motivadas por denúncias recebidas através da Sedcon e Procon-RJ, que não divulgaram os endereços dos estabelecimentos autuados.
A ação conjunta, com objetivo de identificar irregularidades e crimes que afetam tanto os consumidores quanto a segurança pública e ambiental, foi realizada pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), o Procon-RJ, a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (Supcca) e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).