Eduardo Paes (PSD) lidera a disputa pela Prefeitura do Rio com 53% de intenções de voto na pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada pela Folha de São Paulo nesta sexta-feira (5).
Ao contrário da Quaest, o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) aparece na frente de Alexandre Ramagem. O candidato da esquerda aparece com 9%, enquanto o do PL somou 7%. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão em empate técnico.
Em seguida, apareceram Juliete Panjota (UP), com 3%, e Cyro Garcia (PSTU), com 3%. Rodrigo Amorim (União Brasil) e Marcelo Queiroz (PP) obtiveram 2% das intenções de voto cada. Dani Balbi (PCdoB) teve 1%. Já Carlol Sponza (NOVO) não pontuou.
Brancos e nulos foram 14% enquanto 15% não sabem em quem votar.
O Datafolha entrevistou 840 eleitores com 16 anos ou pais, presencialmente, entre os dias 2 e 4 de junho, na cidade do Rio. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-06701/2024.
Espontânea
Apoiado pelo presidente Lula, Paes também larga na frente com 28% das menções espontâneas — quando o entrevistado não recebe uma lista de pré-candidatos. Segundo a pesquisa, ele é conhecido por 100% dos eleitores, sendo que sendo que 67% dos entrevistados afirmam o conhecer muito bem.
Já Ramagem, candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é pouco conhecido do eleitorado. Pouco mais de um terço dos entrevistados (37%) declararam o conhecer (dos quais apenas 7% afirmaram o conhecer muito bem).
Tarcísio é conhecido por 63% dos eleitores, dos quais 17% afirmam o conhecer muito bem. Juliete Pantoja (UP) e Cyro Garcia (PSTU) são conhecidos por 3% dos eleitores. O deputado estadual Rodrigo Amorim (União) e o deputado federal Marcelo Queiroz (PP) foram lembrados por 2% dos entrevistados. A deputada estadual Dani Balbi (PC do B) foi conhecida por 1% dos eleitores. Carol Sponza (Novo) foi citada, mas não alcançou 1%.