Miracema, no Noroeste Fluminense, manteve o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pelo terceiro ano seguido, no estado do Rio. O resultado, referente ao ano de 2023, foi divulgado na última quarta-feira (14).
Segundo os dados divulgados pelo MEC e Inep, nos anos iniciais do Ensino Fundamental I Miracema obteve o resultado de 7,9, seguida pelo município de Comendador Levy Gasparian com a nota 7,0. Já nos anos finais do mesmo segmento, Miracema obteve 6,5, seguida pelo município de Italva, com 5,9.
Nessa mesma avaliação em 2017, Miracema obteve o resultado de 5,9 nos anos iniciais e 4,7 nos anos finais do Ensino Fundamental. Em 2019, 6,9 nos anos iniciais e 6,1 nos anos finais. Já em 2021, o resultado do IDEB da cidade que já é tricampeã nessa avaliação foi de 7,2 nos anos iniciais e 6,4 nos anos finais.
O Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil e é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho na avaliação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).