A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (29), um falso advogado acusado de integrar uma organização criminosa que atua fraudando benefícios do INSS. Segundo investigação da 37ª DP (Ilha do Governador), o homem tentava abrir e sacar benefícios assistenciais em nome de terceiros.
Os agentes receberam a denúncia de que um homem estava tentando retirar cartões em nome de outras pessoas, em uma agência bancária. Ao ser abordado no local, os policiais flagraram o acusado com cartões bancários com nomes e dados falsos, destinados a supostos beneficiários do INSS.
Apesar de informar que era advogado e estaria atuando na aposentadoria de seus clientes, as investigações apontaram que ele não trabalhava em nenhum escritório de advocacia.
Segundo apurado, os dados que ele portava eram falsificados e relacionados a endereços comerciais, sem qualquer ligação com as vítimas das fraudes. O suspeito pretendia abrir contas bancárias usando esses documentos falsos para sacar benefícios assistenciais e solicitar empréstimos fraudulentos.
A ação desta segunda contou com o apoio de equipes da Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social e do Ministério da Previdência Social. O homem foi autuado em flagrante e vai responder pelos crimes de uso de documento falso, estelionato tentado e organização criminosa.