Considerando que o número de importunação e violência contra a mulher tende a crescer no carnaval, o projeto Empoderadas, do governo do estado, iniciou ações nos transportes públicos para coibir e conscientizar sobre o tema.
Na ação de prevenção, o Empoderadas leva informações sobre a campanha “Não é não” e fornece orientações jurídicas, psicológicas e sociais nos vagões de metrô, VLT, nas barcas e rodoviária. Nesta quinta-feira, foi montado na estação Praça XV das barcas para ensinar defesa pessoal.
Já para reforçar o atendimento às vítimas, a Secretaria da Polícia Militar inaugurou, nesta quinta-feira (01), a nova Sala Lilás da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, no Bangu Shopping, Zona Oeste do Rio. A nova Sala Lilás oferece um espaço acolhedor, com atendimento humanizado para facilitar o acesso aos atendimento para mulheres em situação de vulnerabilidade.
O equipamento está ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CAS+), o que também possibilita o fortalecimento da rede local e a integração entre os órgãos que dão suporte ao atendimento especializado às mulheres vítimas de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.