A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) anunciou medidas de controle de acesso em seu campus, como o cadastramento de veículos para estudantes e servidores; e a mudança da circulação das faixas de acesso ao campus. As medidas visam melhorar a segurança e organização do tráfego.
As vias de acesso ao campo vão funcionar da seguinte forma: Faixa de Entrada à Direita: Destinada exclusivamente a ônibus, ambulâncias, veículos de segurança e veículos cadastrados na UFRRJ; Faixa de Entrada à Esquerda: Reservada para veículos não cadastrados na UFRRJ. Esta faixa será também utilizada por viaturas oficiais da UFRRJ, desde que tenham autorização prévia para transitar, que será verificada pelo vigilante no portão principal da instituição.
As atividades presenciais na instituição estavam suspensas desde a semana passada, em razão da morte de Bernardo Paraiso, de 24 anos, aluno do curso de Biologia, no dia 8 de abril. O estudante foi morto no centro de Serópedica, durante um tiroteio entre milicianos rivais. Bernardo iria ao supermercado, mas sequer conseguiu chegar ao local, foi alvejado e morreu na hora.
A retomada das aulas ocorre nesta terça-feira (16), em caráter flexibilizado até a próxima sexta (19), sem o registro de frequência dos alunos e com o reagendamento de avaliações que estariam previstas para esta semana. Em comunicado divulgado em seu site, a UFRRJ afirmou que “as aulas deverão ocorrer presencialmente, sendo que o material de apoio deverá ser disponibilizado aos alunos que, eventualmente, não conseguirem retornar às salas de aula neste período”.