A Secretaria de Conservação do Rio retirou, nesta sexta-feira (30), a estátua de Mestre Carlson Gracie da Praça Shimon Peres, que ficava em Copacabana, na Zona Sul. A medida veio depois do monumento ser vandalizado e ter a placa roubado.
Segundo os técnicos da pasta, a estátua se encontrava com a estrutura comprometida. A retirada tem o objetivo de proteger o monumento.
A Secretaria de Conservação afirma que vai tentar reestruturar a obra em conjunto com o artista. Segundo o secretário da pasta, Diego Vaz, esses atos estão cada vez mais comuns.
“Em uma semana, já é o segundo furto que a gente registra. Dessa vez, bem em frente a uma delegacia de polícia e a poucos metros de um batalhão. Até pinos de droga foram encontrados aos pés desse monumento, que representa uma pessoa muito importante para o esporte mundial. Vamos ter que retirar para reconstruir: mais um caso de dinheiro público perdido em um ato de vandalismo”.
A estátua em homenagem ao lendário Carlson Gracie (1932-2006) do artista Edgar Duvivier foi inaugurada em agosto de 2019, na rua em que o mestre de Jiu-Jitsu deu aulas durante 40 anos.