ATUALIZAÇÃO às 12h25 para inclusão de posicionamento do MetrôRio
A cidade do Rio de Janeiro irá encerrar, a partir do dia 27 de julho, o serviço Metrô na Superfície. Os ônibus saíam das estações Botafogo e Antero de Quental/Leblon em direção à Gávea e percorriam bairros da Zona Sul, a fim de complementar o serviço do metrô.
O Diário Oficial do município, desta sexta-feira (19), publicou a medida, posta em prática por decisão da concessionária MetrôRio. Dessa forma, a integração para os passageiros do Metrô na Superfície passará a ser feita por ônibus municipais comuns.
Os passageiros terão como opções as linhas 309 (Terminal Alvorada x Central), 538 e 539 (ambas Rocinha x Leme), 548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada), 583 e 584 (ambas Cosme Velho x Leblon).
A Prefeitura estabeleceu em R$ 7,50 o valor da integração entre o metrô e as linhas de ônibus citadas. O intervalo entre a passagem pelo validador do primeiro e do segundo modo de transporte deverá ser de até duas horas.
No entanto, para ter direito à tarifa, os passageiros que fizerem o primeiro embarque nos ônibus deverão realizar o segundo obrigatoriamente nas estações Botafogo ou Antero de Quental/Leblon, que eram aquelas atendidas pelo Metrô na Superfície.
“A nova integração permitirá um aumento na oferta do serviço para a população. Serão cinco vezes mais ônibus disponíveis para a conexão com o metrô. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a mobilidade urbana e oferecer novas opções de trajeto, principalmente em horário de pico”, justificou o MetrôRio.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a nova integração, que será válida inicialmente apenas com a utilização do cartão Riocard Mais. A partir de segunda-feira (22) haverá campanha de comunicação junto aos clientes do serviço, com sinalização e a presença de orientadores nas estações e nos pontos de ônibus.
As coisas só pioram. E o povo aceita calado !
Isso ta cheirando a doidera do Paes de colocar VLT em direção ao Jardim Botânico pra trazer caos no trânsito como na Brasil. A linha 4 original Alvorada x Carioca é q precisa fazer esse traçado. Infelizmente não temos um “Tarcísio” pra tocar esses projetos atrasados e modificados para corrupção dos amigos do Dudu.
Está equipe do prefeito picareta sambista nada faz para beneficiar o povo são uns trapalhões e um verdadeiro festival de burrice