A pacata cidade de Tanguá, que já foi distrito de Itaboraí, vive um momento curioso. O ex-prefeito Valber Marcelo, do PP, fez o lançamento de sua pré-candidatura, no salão Arroba Festa, nesta quinta-feira (27). O moço tem o apoio do deputado estadual Renato Machado, do PT.
Acontece que o diretório municipal do PT prefere caminhar — acredite se quiser! — a favor da reeleição do prefeito Rodrigo Medeiros, filiado ao… PL. Tudo bem que o moço está no partido desde antes de os Bolsonaro entrarem, mas continua por lá. E com o PT ali, juntinho..
Em março, a executiva estadual do PT enviou uma orientação aos diretórios responsáveis pelo partido nos 92 municípios fluminenses. O comunicado, assinado pelo presidente estadual João Maurício, avisava que o PT não poderia fazer aliança com quem tiver o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“A direção estadual tomará as medidas cabíveis e pertinentes, para garantir politicamente e burocraticamente esta orientação acima”, alertava
Confusão, aliás, é o sobrenome do Partido dos Trabalhadores no município. A presidente do diretório de Tanguá, Daiana Silveira Silva Izabel, é nomeada subsecretária de Assistência Social em São Gonçalo — na prefeitura comandada por Capitão Nelson, outro bolsonarista do PL.
Denúncias
Eis que, às 18h, quando era para começar a pajelança do candidato do PP, faltou luz — e justamente na Rua Alaíde Maria de Azevedo, onde fica o salão de festas.
Quando o fornecimento de energia foi restabelecido, mais de uma hora depois, chegou a… fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os agentes foram investigar denúncias de irregularidades na festa de lançamento da pré-candidatura. Visto que não havia nada de errado, foi dada a largada na corrida do PP pela prefeitura.