O primeiro final de semana de inverno no Rio de Janeiro terá cara de verão. A estação mais fria do ano começou na última quinta-feira (20), mas a previsão é de calor e sem chuva. A temperatura deverá chegar a 34°C na cidade maravilhosa. Ou seja, vai dar praia!
De acordo com a plataforma Alerta Rio, o sábado (22) será de céu claro a parcialmente nublado, com vento fraco a moderado. A mínima prevista é de 15°C e a máxima de 34°C. No domingo (23), a máxima deverá ser a mesma, mas com a mínima em 18°C.
O calor em pleno final de outono e começo de inverno é fruto de um fenômeno apelidado de “veranico”. Segundo a plataforma Climatempo, trata-se de uma grande e forte massa de ar seco que se instalou sobre o Brasil, mantendo as temperaturas acima da média.
Contudo, a condição não deverá durar por muito mais tempo. A previsão é que a atuação da massa perca força no começo da semana. Assim, este deverá ser o último final de semana com praia antes das temperaturas caírem. O Alerta Rio informou que a chuva deverá chegar na terça-feira (25).
Praias liberadas
Melhor ainda do que dar praia é ter diversas opções para curtir o final de semana de tempo limpo. A boa notícia é que, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a maior parte da orla carioca está própria para o banho de mar.
As únicas praias consideradas impróprias no último boletim foram Botafogo, Urca, Leblon (apenas na altura da Rua Rita Ludolf), Quebra-mar, Pontal de Sermambetiba (em frente ao canal) e Barra de Guaratiba.
Na vizinha Niterói, por sua vez, os banhistas deverão ser mais criteriosos. Nas praias da Baía de Guanabara, apenas Gragoatá e Boa Viagem são consideradas próprias para o banho. Já em relação às praias oceânicas, a situação é o inverso. O Inea considerou todas próprias, exceto Itaipu, na altura do restaurante Varandão.