O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), voltou a atacar o RioCard e as empresas de ônibus da cidade, nesta segunda-feira (31). Em uma foto divulgada em suas redes sociais no Instagram, ele apareceu com uma revista da Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio (Semove) e fez duras críticas ao conteúdo, chamando a publicação de “publicidade do RioCard” e afirmando que “as empresas de ônibus não podem ser donas do sistema”.
“Recebi agora essa revista da ‘Semove’, o novo nome da velha conhecida ‘Rio ônibus/Fetranspor’! Vejam o destaque na primeira página: eles fazem publicidade do RioCard. Quando é que as pessoas vão entender que é exatamente essa a mudança necessária que queremos com o sistema ‘Jaé’?”, indagou o prefeito, referindo-se ao Jaé, o novo sistema de bilhetagem da prefeitura, que, a partir de 1º de julho, será o único aceito nos transportes municipais do Rio.
Em sua crítica, Paes também ressaltou que as empresas não podem dominar um sistema que define quem e quanto recebe de subsídios do poder público para os transportes.
“As empresas de ônibus não podem ser donas do sistema que define quem e quanto se recebe de subsídio do poder público. Muito menos podem ser detentoras das informações essenciais para planejar o nosso sistema de transporte. Nossa luta é para que a raposa deixe de cuidar do galinheiro. Precisa desenhar?”, finalizou.

No início de janeiro, o prefeito Eduardo Paes já havia feito duras críticas ao sistema de bilhetagem eletrônica no Rio, especialmente à empresa RioCard e à Fetranspor. Ele chamou a RioCard de “a raposa tomando conta do galinheiro” e a Fetranspor de “uma máfia”. Paes destacou que o sistema de bilhetagem atual envolve bilhões de reais, mas o poder público não tem acesso a informações essenciais sobre o uso dos transportes.
Logo logo esse crápula vai ser desmascarado , esse prefeito é um lobo vestido em pele de cordeiro
O problema é que o Jáera é uma bagunça. Dei entrada em agosto de 2024. Ficaria pronto em 21 dias. Voltei em setembro. Não estava. Voltei em outubro e em novembro, não estava. Em dezembro só entregavam mediante agendamento. Só consegui em meados de março 2025. Fui informado que meu cartão fora bloqueado em setembro de 2024 e eu deveria pedir outro. E ligar para um 0800 do Jáera. O tal 0800 sequer atende. E eu fico ouvindo piadinha dos alguns motoristas, cujos leitores já não leem o Riocard.
Pois o meu ficou rigorosamente pronto dentro do prazo prometido e entregue em casa.
O problema é que o Jáera é uma bagunça. Dei entrada em agosto de 2024. Depois de tentar receber inúmeras vezes, descobri que ele foi bloqueado em setembro de 2024. Tive se pedir outro e preciso falar com o Jaera por um 0800 que não funciona
Prefeito folião que nunca anda de ônibus, que promete climatização há três mandatos, que promoveu o fim de linhas para alimentar o BRT, que implantou uma modernização conservadora com pintura parecida nos ônibus dificultando os usuários, que fez desaparecer os ônibus, que estrangulou o trânsito com esses BRS vazios, que estrangulou a avenida Brasil com.o BRT e que privilegiou o BRT ao invés do metrô de superfície.
Esse jaé já é um fiasco no atendimento, fornece um cartão que não é aceito no metrô e ainda vem com bandeira VISA. Prefeitura & jaé o Rio das tarifas caras e péssimos serviços. Mostra as planilhas e as contas aí prefeito!? O que você quer realmente? Porque estamos cansados.
Desde 31/12/2024 que eu fiz a solicitação do meu cartão Jaé e até agora não ficou pronto!
Agente tenta ligar pro SAC e o atendimento eletrônico vem com respostas irrelevantes!
Pro Sr. Prefeito querer criticar um sistema que funciona bem, ele deve primeiro deve conseguir implantar um que funcione igual ou melhor.
Se não consegue melhorar a vida do pobre, por favor, não atrapalhe mais.
Espero que o jáe sirva p todos os transportes o meu t dando problemas dando erros ….o jae ….boa tarde …o povo precisa de coisas boas…….
Sei que nessa briga quem sai perdendo e sempre o trabalhador eo que utiliza o transporte público
Transporte e público sim e não privado um comércio. Só tarifa zero dá solução por impasse,um tributo consignado corporativo para administrar garantia do serviço gratuito sem catraca e validador para agilizar viagem dando eficiência e respeitando dignidade humana constitucional e direito social ao transporte.
Isso que é prefeito de respeito!
Acho que não vai importar quem tome conta, pois o RJ é uma bagunça, tem estações que acho que eu sou o único que paga passagem, sem contar os moradores de rua que entram fedendo e carregando vários sacos gigantes, ônibus só vivem lotados, e com intervalo entre eles muito grande.
Fiz a inscrição para o jaé gratuidade,em janeiro,paguei a taxa para entregar em casa,até o momento,nada,o app do jaé,é uma bagunça,dão uma senha provisória,que não é aceita
O sistema é bruto! Vai dificultar de todas as formas que o poder público tenha acesso às informações básicas de planejamento e programação, dois pilares dos custos de operação, que sugam o subsídio. Linhas de ônibus, assim como as cidades/bairros são elementos vivos na paisagem, precisando de monitoramento constante, e assim obter equilíbrio dos custos.
Força prefeito, e busque dar transparência aos gráficos do subsídio de cobertura dos custos.
Dei entrada no meu em 11/11/2024 até agora não recebi
Entro no aplicativo está sempre em produção
O meu JAÉ chegou no meu endereço em 15 dias
Eu estou com dificuldade para fazer o cartão jae pra pegar trem e ônibus hospital da lagoa e pegar o remédio farmácia como faz
Esse lixo de Jaera está acabando com os trabalhadores. Esse banco digital do Eduardo Paes ele que quer tomar conta dos serviços de transporte . Ele que quer o dinheiro pra ele pq e muito dinheiro q rola por trás e ele quer tomar conta desse dinheiro e por no bolso. Prefeito de merda.
Incrível que que votou nele, não vai tirar passagem do Jae do bolso, porque anda de carro. Vai sobrar para o trabalhador usar o RioCard da baixada e pagar por fora a passagem da Central para a Zona Sul. Muita gente vai ter que tirar do salário ou vai ser demitido.
Só o povo burro não sabe o que o JAÉ exatamente funciona. O povo brasileiro perde vários mas ganha algo e já aplaude dizendo MEU PRESIDENTE, MEU PREFEITO! Merecem miséria!
Esse prefeito devia estar cuidando da qualidade do transporte público
Ônibus caindo aos pedaços e nem os da zona sul nem da zona norte tem ar condicionado
Pra ele o povo que se dane
Só quer saber de arrecadação
Cara de pau e dissimulado
Esse aí é mais um canalha que quer roubar a população com esse cartão Ja é. Ele quer que o cidadão pague todas as passagens e não desfrutem mais da facilidade que o Rio card dá, de zerar uma passagem. Ladrão safado.