O Rio terá a campanha “Mobilidade pela Diversidade” com momtoristas de táxis e transporte por aplicativo para promover o respeito à diversidade religiosa, de raça, de gênero e política. A iniciativa é fruto de convênio da secretaria de Inclusão e Diversidade Religiosa do Rio com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) e suas associadas (99, iFood, Lalamove e Uber). Também faz parte da campanha a Taxi.Rio.
Durante a campanha, mensagens serão enviadas para motoristas e entregadores parceiros e usuários dos aplicativos. Haverá informações relacionadas ao combate à discriminação e promovendo o respeito à tolerância religiosa.
As empresas associadas à Amobitec produzirão as peças que serão veiculadas em seus canais de comunicação, sempre ressaltando a informação de que o preconceito é crime. Por meio da Central 1746, a Prefeitura do Rio de Janeiro dá suporte aos cidadãos e os direciona aos órgãos responsáveis pelo assunto.
Para Sergio Fernandes, secretário municipal de Inclusão e Diversidade Religiosa, a campanha visa promover uma cidade mais inclusiva. “O Rio de Janeiro é uma cidade diversa, plural, onde a intolerância e a discriminação não têm vez”, disse o secretário.
O diretor-executivo da Amobitec, André Porto, ressaltou que a campanha contribui para o desenvolvimento econômico e social do Brasil de forma saudável, ética e eficiente.
“Nos traz muito orgulho, como organização, participar de projetos como esse. Esperamos conseguir replicá-lo em outras cidades e estados do Brasil”, disse Porto.