No próximo dia 1º de maio, no Dia do Trabalhador, Madureira, na Zona Norte do Rio, será palco de mais uma edição da tradicional Festa do Trabalhador. O evento será realizado na Avenida Ministro Edgard Romero, 81, em frente ao Shopping dos Peixinhos, e promete reunir cerca de 50 mil pessoas ao longo do dia.
Organizada pela Associação Comercial de Madureira em parceria com a Federação das Ligas das Escolas de Samba, a programação começa às 9h com uma série de serviços gratuitos voltados à população.
Serviços
Haverá emissão de carteira de trabalho e certidão de nascimento, aferição de pressão arterial, medição de glicose, orientações sobre saúde bucal e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), além de atendimento com técnicos da Comissão Municipal de Defesa do Consumidor. Um mamógrafo móvel também estará disponível para atendimento às mulheres presentes.
Apresentações
A partir das 15h, o clima de celebração toma conta do local com apresentações musicais de artistas como Arlindinho Cruz, Nego Damoe, Grupo Equilíbrio, Marcelo Guimarães, Luis Camilo, entre outros. O encerramento será marcado pela participação de passistas e ritmistas das tradicionais escolas de samba Império Serrano e Portela.
Segundo Pedro Silva, presidente da Associação Comercial do Mercadão de Madureira e um dos coordenadores do evento, independentemente de ser uma data festiva e de confraternização, o 1º de maio também serve para reafirmar a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam no Estado do Rio, por meio do aperfeiçoamento da mão de obra, cursos de capacitação, geração de novos empregos e melhoria dos serviços públicos de saúde e educação.