O feriadão de Semana Santa está chegando. Se não vai viajar, fique atento às mudanças no horários funcionamento dods principais servios públicos:
Transporte
A Supervia informou que na sexta-feira os trens vão circular seguindo a grade domingos e feriados, operando em horários fixos, que podem ser consultados no site.
Já o Metrô, na sexta, vai operar em esquema de feriado, das 7h às 23h. No sábado, o funcionamento é das 5h à meia-noite; e, no domingo de Páscoa, das 7h às 23h. Os horários são válidos tanto para os trens do metrô quanto para a extensão metrô na superfície.
As transferências entre as linhas 1 e 2 acontecerão no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro durante todo o feriado.
As barcas seguirão o padrão de domingos e feriados, com as embarcações saindo de hora em hora. De Niterói para o Rio, com partidas entre 5h30 e 23h30. No sentido oposto, entre 6h e 23h. E a linha Paquetá vai operar com a grade de dias úteis.
O BRT, conforme informado pela operadora Mobi-Rio, terá a grade de circulação de sábado ao longo de todo o feriadão. O VLT funcionará normalmente nas linhas 1,2 e 3 do sistema, circulando das 6h à meia-noite, com intervalos com cerca de 12 minutos. O Terminal Intermodal Gentileza também vai funcionar regularmente.
Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) informou que hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionam normalmente na sexta-feira. O agendamento dos pacientes está mantido. O Samu da capital estará de prontidão para atender aos chamados da população 24 horas por dia e o Hemorio funciona normalmente, das 7h às 18h.
A RioFarmes terá seu funcionamento interrompido no feriado, retomando as atividades a partir do dia 1º. Unidades 24 horas da rede municipal, como UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) funcionarão normalmente. Já os centros municipais de saúde, clínicas da família e policlínicas e os pontos extras de vacinação estarão abertos nesta quinta e vã fechar na sexta-feira
Escolas
A Prefeitura do Rio e o Governo do estado decretaram ponto facultativo nesta quinta-feira (28). Com exceção de serviços essenciais, as demais atividades estão suspensas.
Bancos
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que as agências não funcionarão na sexta-feira. Contas com vencimento nesse dia poderão ser pagas na segunda, sem acréscimo. Boletos de clientes cadastrados poderão ser pagos como via DDA (Débito Direto Autorizado). Aplicativos e caixas eletrônico funcionarão normalmente.
.Rodovias
A Ecoponte estima que 690 mil veículos devem passar pela Ponte Rio-Niterói ao longo do feriado. Os dias de maior fluxo serão a quinta (28), com 86 mil automóveis em direção à Niterói e à Região dos Lagos, e no domingo (31), com 87 mil no sentido Rio.
A CCR RioSP, concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra, prevê um aumento do tráfego a partir da tarde de quinta-feira, quando 250 mil veículos devem atravessar a rodovia, e no domingo, quando 233 mil são estimados. Para Rio-Santos (BR-101), administrada também pela CCR RioSP, são esperados 80 mil veículos na quinta e 70 mil no domingo.