Lançado em agosto com uma aula com a educadora Helena Theodoro, o CurtaENEM encerra seu primeiro ciclo, neste sábado (30), em evento no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. É lá que às 13h30, a educadora Sinara Rúbia vai conversar com o público sobre Memória, Resistência e Identidade Negra: Educação Antirracista no Cinema.
A participação é gratuita sendo necessária inscrição pela plataforma do Rio Cultura na Eleven Tickets. O projeto é da plataforma CurtaEducação, patrocinado pela Claro e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura. Rúbia, que é a atual presidente do MUHCAB, abordará questões fundamentais como memória, resistência e identidade negra.
Presencial, o evento marca o encerramento da formação “Filmes que Ensinam”, com quatro aulas transmitidas gratuitamente online e que estão disponíveis no canal do YouTube do CurtaEducação. Sinara vai exibir trechos de filmes que promovem discussões sobre a temática como “Rio, Negro”, “Ôrí”, “Nas Margens da Fronteira” e “Carolina Maria de Jesus”, todos disponíveis gratuitamente no catálogo do CurtaENEM.
O CurtaENEM distribuirá até R$100 mil em prêmios para os melhores Relatos de Experiência de professores da rede pública que utilizaram filmes do site em seus projetos pedagógicos. Os vencedores serão anunciados no evento de encerramento em 30 de novembro.
Em 2025, também serão premiados cinco alunos da rede pública que se destacarem nas áreas do ENEM, tendo assistido aos conteúdos da plataforma. Esses alunos receberão notebooks em reconhecimento ao seu desempenho, ligando audiência dos filmes às notas conquistadas na prova.