Cem estudantes das escolas interculturais da rede estadual de Educação se encontram, nesta terça-feira (28), na Casa de Cultura Laura Alvim, a Casa G20, em Ipanema, para se tornarem os Jovens Repórteres G20. Ele vão atuar durante a cúpula que reunirá chefes de Estado e de governo das maiores economias do mundo, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Os alunos estão na faixa dos 17 anos e cursam o último ano do Ensino Médio. Eles passarão por um processo de formação para realizar coberturas dos eventos do G20 no Rio, com produção de conteúdos para os canais de comunicação das escolas e do governo do estado sobre temas do fórum mundial que têm estreita ligação com suas vidas, como combate à fome e à pobreza, sustentabilidade ambiental, efeitos das mudanças climáticas e empoderamento feminino.
Os cem participantes foram indicados pelas escolas por cumprirem, entre outros requisitos, boa proficiência no idioma foco da escola, desenvoltura e média igual ou superior a 7, além de fluência e boa oralidade em Língua Portuguesa.
Na Casa G20, os estudantes conversarão com profissionais de comunicação e de relações internacionais, receberão orientação de produção de fotos e vídeos pelo celular, de textos para mídia impressa e eletrônica e ainda assistirão a uma apresentação do ator e humorista Hélio de la Peña.
O projeto faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e as subsecretarias de Comunicação e Relações Internacionais da Casa Civil. No fim de fevereiro, João Vítor Brasileiro, Sarah Sena Gonçalves e Leticia Vieira da Silva, alunos do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil – Estados Unidos, já participaram de um projeto-piloto durante a Reunião dos Chanceleres do G20.