O governador Cláudio Castro (PL) enviou à Assembleia Legislativa (Alerj) uma mensagem para reconduzir o atual presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa), o delegado de Polícia Civil Rafael Menezes, para mais um mandato de quatro anos como conselheiro.
Castro ainda indicou o nome do também delegado Antenor Lopes Martins Junior em substituição a Marcos Cipriano de Oliveira Mello, mais um delegado, cujo mandato termina no próximo dia 30 de setembro.
As indicações de Castro, tanto para a recondução de Menezes quanto para a nomeação de Martins, serão apreciadas pelos deputados em plenário.
Quem são os indicados de Castro e o conselheiro que está de saída
Rafael Menezes é servidor público estadual desde 2002. Com perfil administrativo, ele é pós-graduado em Direito do Estado e da Regulação pela Fundação Getulio Vargas (FGV), onde também se especializou em Gestão de Pessoas, Gerenciamento de Projetos, Administração Pública e Compliance.
Antenor Lopes Martins Junior, também delegado, atualmente é diretor do Departamento-Geral de Polícia da Baixada.
Já Marcos Cipriano e graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Gama Filho e delegado de Polícia Civil desde 2001. Em 2022, foi um dos alvos da operação Calígula, que tinha como objetivo desbaratar uma rede de jogos de azar que seria ligada ao bicheiro Rogério de Andrade.