Depois de ter o alvará de funcionamento cassado pela Prefeitura do Rio, o Jurubeba Bar, em Botafogo, reabriu as portas nesta quinta-feira (3). A decisão veio após a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) voltar atrás e revogar a cassação, firmando um acordo com os responsáveis pelo estabelecimento.
Segundo a Seop, o bar se comprometeu a seguir as normas da Prefeitura, apresentou um plano de isolamento acústico e regularização do uso da calçada — principal motivo das autuações anteriores.
Nas redes sociais, o bar comemorou a retomada das atividades: “De braços abertos, vamos brindar juntos essa vitória coletiva. O Jurubeba está de volta”.

Entenda o caso
Na última segunda-feira (30), o alvará do Jurubeba havia sido cassado pela Prefeitura, após denúncias de perturbação do sossego e uso irregular da área pública. Entre março e abril, o bar foi autuado sete vezes por colocar mesas e cadeiras na calçada sem autorização e sem o pagamento da taxa municipal (Tuap).
Posicionamento do bar
Em nota, divulgada na quarta (2), o Jurubeba afirmou já ter investido em conforto acústico, incluindo a instalação de janelas antirruído, e declarou que paga regularmente as taxas exigidas para uso do espaço público.
Boteco com toque gourmet
Inaugurado em janeiro, o Jurubeba apostou na mistura entre o clima descontraído dos botequins cariocas e a alta gastronomia assinada pelo chef Elia Schramm, um dos sócios. A casa segue a tendência dos “botecos gourmetizados”, voltados ao público da Zona Sul, com cardápio sofisticado, ambiente informal e decoração retrô.