Tainá de Paula (PT) foi a mulher mais votada para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, neste domingo (6). A parlamentar conquistou a preferência de 48.168 eleitores, a terceira no geral. Dessa forma, ela inverte de posição com Rosa Fernandes (PSD), a segunda mulher mais votada, que obteve 38.699 sufrágios, ficando com a sétima posição geral.
Em 2020, Rosa Fernandes ostentou o título de mulher mais votada do parlamento carioca. A veterana conquistou a preferência de 26.409 eleitores naquela ocasião, sendo a a sétima no geral. Tainá de Paula, por sua vez, ficou em segundo entre as vereadoras, com 24.881 sufrágios. No geral, ela fechou na 10ª posição.
“Antes de tudo, preciso agradecer a confiança de cada pessoa que votou não só em mim, mas em toda uma equipe que se doou e trabalha sério. E esse resultado mostra que tudo que fizemos durante o mandato, surtiu efeito”, comentou Tainá de Paula.
Tainá de Paula é arquiteta, urbanista e ativista das lutas urbanas. É especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é vereadora da Cidade do Rio de Janeiro. Entre 2023 e 2024, ocupou o cargo de secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima.