A quinta-feira (30) começou com mudanças na coordenação da Defesa Civil do Rio. O coronel do Corpo de Bombeiros Lauro Botto, que era subsecretário da pasta do estado desde o começo do ano, foi exonerado do cargo. Outro coronel da corporação, Charbio Marchett Pinho Guijarro, assume o cargo.
A mudança foi publicada no Diário Oficial desta quinta (30). Botto assumiu o cargo em fevereiro. Ele já era assessor especial da Defesa Civil e tem um histórico conhecido no Corpo de Bombeiros. Em 2011, ele foi um dos líderes da greve da corporação no Rio e chegou a ser preso por participar da paralisação.
Botto também foi candidato a deputado federal nas eleições de 2022. Ele disputou pelo PSD e teve três mil votos, mas não conseguiu a vaga na Câmara. Ainda não foi confirmado se ele será pré-candidato nas eleições de 2026.
Com saída de Botto, líder operacional dos bombeiros assume subsecretária
O novo subsecretário de Defesa Civil do Rio, Charbio Marchett, assume a função poucas semanas após mudar de cargo nos bombeiros. Em outubro, ele foi nomeado subchefe operacional do Estado-Maior Geral na corporação. Antes disso, Charbio era diretor-geral de serviços técnicos dos bombeiros no Rio.


