A partir do dia 28 de fevereiro, a Sapucaí começa a ferver com o maior espetáculo da Terra.
A estimativa é de que 120 mil pessoas passem pelo local por dia, entre os que desfilam, os que assistem e os que trabalham. Para um evento desse porte funcionar, uma grande logística de hidratação das pessoas presentes, de funcionamento de banheiros e de fornecimento de água precisa ser planejada e executada. E foi pensando nisso que a Águas do Rio adentrou a avenida e vai desfilar seu bloco em todos os dias de festa.
Pelo quarto ano consecutivo, a concessionária distribuirá ecocopos reutilizáveis ao público que for ao Sambódromo em todos os dias de desfiles, inclusive no Sábado das Campeãs. Esse ano, serão 45 mil copos a mais, totalizando 185 mil destes que já viraram objeto de colecionador.
Ao colocar em prática a sustentabilidade, uma das premissas principais da empresa, a Águas do Rio estará colaborando com a retirada de mais de 3 toneladas de lixo que seriam geradas pelo uso de copos descartáveis – peso equivalente a cerca de três carros populares.
Hidratando a folia
Para hidratar quem comparecer a um dos maiores festivais culturais do mundo, 29 bebedouros estarão espalhados por toda a Sapucaí. Além disso, haverá 45 mochileiros da concessionária espalhados pela concentração e pela dispersão das Escolas de Samba para garantir a água daqueles que desfilam.

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro têm início na sexta-feira, que representa o pontapé oficial do Carnaval deste ano, com as agremiações da Série Ouro (antigo Grupo de Acesso) apresentando seus espetáculos. Os espectadores que quiserem entrar no clima de brilho e glamour poderão comparecer ao estande da Águas do Rio, no setor 9, para ganhar uma maquiagem gratuita.
Obras finalizadas antes do início dos ensaios técnicos
Em janeiro deste ano, antes mesmo de os ensaios técnicos das agremiações começarem, a concessionária finalizou duas importantes obras no Sambódromo: foram construídos mais de 170 metros de rede de esgoto e 120 metros de tubulação de fornecimento de água para atender todas as áreas da Marquês de Sapucaí. O objetivo é garantir que não haja entupimentos no sistema de esgotamento e desabastecimento de água nos momentos de pico.

Assim como acontece desde 2022, além das equipes operacionais presentes em todos os dias de desfile, a Águas do Rio realizará o monitoramento em tempo real da qualidade da água e disponibilizará caminhões-pipa e equipamentos para desentupir tubulações de esgoto exclusivos para a Sapucaí, preparados para responder a qualquer eventualidade.
“Saneamento básico, qualidade de vida e sustentabilidade andam de mãos dadas e é exatamente isso que estamos trazendo para a Sapucaí com nossas ações antes e depois. Poder fazer parte da história do Carnaval do Rio e ainda deixar um legado para a cidade é tanto um compromisso, quanto um privilégio”, reforça Anselmo Leal, presidente da Águas do Rio.