A partir desta terça-feira (27), o TRE-RJ fará atendimento na estação de trens da Central do Brasil, para realizar a coleta de biometria de eleitores. Os seis guichês da Justiça Eleitoral estarão em funcionamento até quinta-feira (29), das 11h às 17h, no saguão principal do terminal ferroviário, no Centro do Rio.
O TRE-RJ pretende cadastrar a digital de cerca de 4,3 milhões de eleitoras e eleitores (35% do eleitorado fluminense). Na Capital, são dois milhões de pessoas ainda não biometrizadas na Justiça Eleitoral.
A campanha #VemPraBiometria busca facilitar a oferta do serviço de cadastramento biométrico, aproximando o TRE-RJ do eleitor. Para ter os dados biométricos coletados, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.
Eleitoras(es) também podem fazer a biometria em qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) em todo o estado, que funcionam nos dias úteis, das 11h às 17h. Para saber se tem ou não a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, o eleitor ou a eleitora deve fazer a consulta no site do TRE-RJ.
Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.