Equipes do Sindicato dos Comerciários do Rio realizaram fiscalizações ao longo dos três dias do mega feriado da Semana Santa, Tiradentes e São Jorge. Ao todo, 712 lojas em diversas regiões da cidade foram notificadas entre os dias 18, 21 e 23 de abril por descumprimento de direitos trabalhistas.
Na Sexta-feira Santa, foram 290 notificações aplicadas em 37 lojas do Shopping Leblon; 7 do Rio Design Leblon; 64 do Shopping Tijuca; 72 do Norte Shopping; 69 do Nova América; 29 do West Shopping; 11 do Center Shopping e uma no Ponto Mix.
Já no Dia de Tiradentes, na segunda-feira, 152 notificações foram aplicadas em 32 lojas de rua de Copacabana; 54 de Ipanema; 9 da Tijuca; 21 de Madureira; 17 do Méier; 9 de Bangu; 8 em shoppings da Barra da Tijuca (equipe itinerante) e ainda outras duas do Ponto Mix.
No feriado de São Jorge, nesta quarta-feira, foram aplicadas 270 notificações em 91 lojas do Barra Shopping; 39 do Casa Shopping; 29 do Shopping Via Parque; 48 do Shopping Metropolitano; 48 do Park Shopping Campo Grande e 15 de outros shoppings da Barra, com a equipe itinerante.
Presidente do sindicato explica notificações
O presidente do Sindicatos dos Comerciários, Márcio Ayer, identificou vários lojistas sem a homologação do termo de adesão necessário para a abertura do comércio no feriado.
“A fiscalização é muito importante para garantir o cumprimento do acordo da categoria e o direito do trabalhador. O não cumprimento das cláusulas do Termo de Adesão, inclusive a sua não formalização e a não inclusão de funcionários convocados para trabalhar no documento, está sujeita à multa de R$ 412 por infração cometida e por empregado envolvido”, destacou.
No Brasil o Estado é o maior inimigo do Empreendedor. Como que pode um Sindicato ter uma autoridade dessas?