Prefeito de Niterói entre 2013 e 2020, Rodrigo Neves (PDT) construiu uma ampla aliança para tentar voltar à chefia do Executivo municipal no próximo ano. Para isso, está prometendo distribuir mais presentes do que Papai Noel no Natal. Um dos agraciados, claro, será o atual mandatário da cidade, Axel Grael (PDT).
Em primeiro mandato, Grael acreditava piamente que seria candidato à reeleição. No entanto, a derrota de seu padrinho político na disputa pelo governo do estado, em 2022, mudou os planos. Neves assumiu a chapa para a prefeitura e prometeu ao fiel escudeiro, caso seja eleito, a presidência de um novo instituto.
A entidade municipal a ser criada tem o nome provisório de “Niterói Futuro” e deverá ter a missão de fazer o planejamento estratégico da cidade. Cabe ressaltar que, recentemente, a prefeitura criou a Secretaria da Mulher, chegando a aproximadamente 70 pastas. Haja presente…
A nova fundação não é o único prêmio de consolação prometido ao atual prefeito. Grael pediu a Neves apoio numa futura candidatura a deputado federal, em 2026, para esquecer de vez o assunto “reeleição”.
Outro que recebeu “prêmios de consolação” foi o atual vice-prefeito, Paulo Bagueira (União). Para desistir de ser o vice na chapa de Neves, abrindo espaço para Isabel Swan (PV), Bagueira aceitou ser secretário de Governo, num eventual terceiro mandato de Neves, e a promessa de apoio para ser candidato em 2026 a… deputado federal, tal qual Grael.