O Governo do Rio lançará um mapeamento para mapear e coletar informações sobre os coletivos e instituições da cultura, visando o desenvolvimento de políticas públicas efetivas voltadas à área. A expectativa é de um investimento em torno de R$ 25 milhões neste ano.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) realizará, na próxima segunda-feira (17), um encontro com os representantes dos Pontos de Cultura de todo o território fluminense. O evento, que celebra os 20 anos da Política Nacional do Cultura Viva, acontecerá na Biblioteca Parque do Centro do Rio, às 14h.
O evento contará com bate-papo com agentes culturais, debate sobre metas e explicação sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e Sistema Desenvolve Cultura. Para participar, será necessário realizar inscrição prévia através de formulário online, disponível no site da secretaria.
O mapeamento, promovido pela Assessoria de Cultura e Sociedade, consiste no diagnóstico das situações atuais dos integrantes da Rede Cultura Viva – RJ, que engloba todos os Pontos de Cultura cadastrados.
A aproximação com as instituições visa, também, migrar toda essa rede para a plataforma Desenvolve Cultura, facilitando a coleta de dados para a criação de editais e outros tipos de mecanismos de fomento.