Depois que a última concorrência terminou sem interessados, a Prefeitura do Rio republicou, nesta segunda-feira (03), o edital para a nova licitação para implantar o transporte aquaviário nas lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste. As propostas deverão ser entregues em 4 de julho.
A publicação no Diário Oficial trouxe ainda o adiamento da licitação das barcas para ligação entre os aeroportos Galeão e Santos Dumont. Segundo a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), haverá mudanças no edital, mas não informou quais e quando fará a nova publicação.
Barcas na Zona Oeste
A proposta consiste em criar 16 linhas, com previsão de investimento privado de R$ 101,6 milhões, com operação e manutenção ao longo de 25 anos de concessão. A tarifa deverá ser a mesma dos ônibus: R$ 4,30.
As linhas vão conectar as seguintes regiões: Jardim Oceânico, Muzema, Rio das Pedras, Anil e Gardênia Azul, pela Lagoa da Tijuca; Bosque Marapendi, Ponte Lucio Costa e Avenida Ayrton Senna, pela Lagoa de Marapendi; e Avenida Salvador Allende e Parque Olímpico, pela Lagoa de Jacarepaguá.
O atual edital estabelece que, dos 29 terminais, cinco devem ser de grande porte, com capacidade para mil passageiros por hora. Também deverá haver estações e píer obrigatórios nas regiões do Arroio Pavuna, Barra Shopping, Bosque Marapendi, Parque Olímpico Salvador Allende e Vila Militar.
O edital anterior foi lançado em outubro do ano passado e, no último dia 21 de março, nenhum interessado apareceu para se candidatar à concorrência.