O paraense Nicola Miccione formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez MBA em São Paulo e é concursado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Mas, em setembro de 2020 pôs os dois pés no governo do Estado do Rio, onde comanda a poderosíssima Secretaria da Casa Civil. E de Laranjeiras não mais saiu, a não ser para correr pelas ruas da cidade — é louco por uma maratona.
Para aprofundar suas raízes no Rio, no próxima quarta-feira (27) vai ganhar, da Assembleia Legislativa, dois títulos de uma só vez: de Cidadão e Benemérito do estado. Os autores das propostas são os gêmeos Márcio e Fred Pacheco. Márcio, que hoje é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, propôs o título de Cidadão quando ainda era deputado. Fred, que segue a carreira parlamentar do irmão, estendeu a homenagem com o de Benemérito. Juntos, entregarão os títulos em cerimônia no Palácio Tiradentes.
Na Casa Civil, Nicola coordenou o processo de concessão da Cedae , do Maracanã, a retomada das obras do metrô na Gávea e o programa Pacto RJ.