Com a previsão de que a chuva mais forte vai cair no fim da manhã e início da tarde desta sexta-feira (22), o prefeito Eduardo Paes (PSD) também decretou ponto facultativo. Paes pediu que os cariocas evitem deslocamentos, suspendeu aulas nas escolas municipais e orientou que as particulares façam o mesmo.
Em coletiva na noite desta quinta-feira, o prefeito havia dito que choveria bastante durante a madrugada. Mas a noite foi relativamente tranquila na cidade. Entretanto, os meteorologistas mantiveram a previsão de tempestade a partir do fim da manhã.
Antes mesmo de Paes, o governado Cláudio Castro (PL) já tinha decretado o ponto facultativo, bem como as prefeituras de Niterói, São Gonçalo, na Região Metropolitana; Petrópolis e Teresópolis na Região Serrana.
A Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça também liberaram seus servidores, e não haverá aulas na UFRJ, na UFF, na UFRRJ, na Unirio, na Uerj e na Universidade Estácio.
Eventos cancelados
Por causa da previsão de temporais, feiras, festivais e rodas de samba previstos para acontecer no fim de semana foram cancelados.
Na lista, estão a Babilônia Feira Hype, no Parque das Figueiras, na Lagoa; a Junta Local, em Laranjeiras (sábado) e na Tijuca (domingo); a Carioquíssima, na Praia Vermelha, Urca; o Rock 80 Festival, no Aterro do Flamengo; e o Samba Luzia, em Botafogo; a Festa da Raça, na Praça Tiradentes, no Centro, e o Concerto de Música Vocal Rio à Capella, no Palácio Tiradentes, no Centro, que seriam nesta sexta.
Efetivo reforçado
O Corpo de Bombeiros do estado cancelou folgas e mantém dois mil agentes prontidão, por dia, a partir desta sexta-feira. O efetivo dos órgãos municipais também foi reforçado e funcionários de serviços essenciais, como Comlurb, Rio Águas e Defesa Civil ficarão de plantão 24h.
A chegada da frente fria já trouxe pancadas de chuvas mais fortes em alguns bairros da Zona Norte na noite de quinta-feira. Vila Valqueire, Bento Ribeiro, Ilha do Governador e Osvaldo Cruz registraram pontos de alagamento, mas sem ocorrências mais graves.
Por causa de onda de calor chuva no rio de janeiro em alguns ponto no rio de janeiro
Hoje o prefeito eduardo pas de recretou o ponto facultativo no rio de janeiro.
Hoje agora muita chuva no rio de janeiro em cordovil