São Gonçalo é mais uma cidade a ter dança das cadeiras em sua Câmara, já que o prefeito, Capitão Nelson (PL), nomeou vereadores como secretários de seu governo. Além disso, o alcaide garantiu um lugar quentinho para aliados que ficaram sem mandato.
As publicações saíram no Diário Oficial. Segundo vereador mais votado, Bruno Porto (PL) nem esquentou a cadeira na nova legislatura e foi logo nomeado secretário de Esportes e Lazer. O primeiro suplente do partido é o polêmico Rodrigo Duarte (PL), que já assumiu o mandato.
Já o vereador Magu dos Brinquedos (Avante) será secretário de Agricultura e Pesca, no lugar de Evanildo Barreto. Assim, o suplente Alexandre Gomes (Avante) vai para a Câmara e reassume a liderança do governo. Por 143 votos, o moço ficou de fora da Câmara — mas, como tem um bom padrinho, ganhou um empurrãozinho para recuperar o posto.
Barreto volta a ser secretário de Desenvolvimento Econômico, função que ocupou no governo do ex-prefeito José Luiz Nanci (Cidadania).
Por sua vez, o ex-vice-prefeito Sérgio Gevu não ficará longe do executivo após Nelson escolher João Ventura (União) para a função, no atual mandato. Ele será o secretário de Habitação.
Próximos movimentos
Quem espera voltar à Câmara é o ex-secretário de Cultura, Lucas Muniz (PRD), que ficou como suplente na atual legislatura. Para isso, o prefeito teria de nomear o titular do partido, Claudinei Siqueira (PRD), para alguma pasta. Nos bastidores, a expectativa é que isso aconteça ainda nesta semana.
Troca-troca
Também haverá troca-troca entre os secretários que já estavam no governo. As secretarias de Transportes e Meio Ambiente agora são uma só e o titular será o então secretário de Transportes, Fábio Ricardo Fontes Lemos. O antigo titular do Meio Ambiente, Carlos Afonso Pereira Rosa, não ficou à deriva: será presidente da Fundação de Artes, Esporte e Lazer.