Ronnie Aguiar Costa, um dos mais fiéis colaboradores do prefeito Eduardo Paes (PSD), voltou à Prefeitura do Rio a tempo de receber um brinde e tanto: R$ 68 mil de abono relativo ao Acordo de Resultados 2023.
Ele havia deixado o cargo de presidente da Riotur em 5 de abril deste ano, no prazo de desincompatibilização para a eleição de outubro. Não para ser candidato, e sim para ajudar Paes na campanha de reeleição.
Passado o pleito, no Diário Oficial de quarta-feira (23), foi renomeado assessor chefe no Apoio Operacional do Gabinete do Prefeito — cinco dias antes de ver cair na conta a gratificação paga aos funcionários municipais que atingiram as metas estipuladas para cada órgão.
Em nota, a Secretaria de Fazenda e Planejamento justificou que “o acordo é relativo a 2023 e o servidor tem matrícula ativa na Prefeitura do Rio e, por isso, é elegível a receber o acordo”.
Sobre a dúvida relacionada ao inciso do decreto 41.904/2016, que trata da perda do direito os exonerados ou demitidos antes da data do pagamento, a pasta esclarece que “o servidor pode receber o acordo se tiver vínculo ativo com a municipalidade, mesmo que tenha sido exonerado anteriormente”.
Acrescenta ainda que decreto prevê que o servidor não perde a vantagem se “mesmo exonerado, mantiver, de alguma forma, seu vínculo com a Administração, sem solução de continuidade”.
Ronnie é parceiro desde os tempos de subprefeitura
O moço é um dos mais antigos parceiros da carreira de Eduardo Paes — está com ele desde os tempos da subprefeitura da Barra e de Jacarepaguá. Do time dos velhos tempos, é o único que nunca teve cargo eletivo — nem ganhou vaga no Tribunal de Contas.
A família do agora assessor-chefe operacional mora em Portugal há anos — e ele tem se dividido entre os dois lados do oceano.
Um abuso, os aposentados em 2024, que trabalharam muito para atingir as metas até hoje não tem previsão de quando será pago o abono por desempenho e alguém que não é servidor, além de receber um valor absurdo, recebe antes dos aposentados que pararam de trabalhar a pouco tempo.