A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, deu início, nesta segunda-feira (10) às aulas do projeto + Esporte & Saúde, uma iniciativa que conta com a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj) e oferece a prática de atividades físicas gratuitas buscando qualidade de vida e bem-estar. Ao todo, mais de 4 mil vagas estão sendo oferecidas.
“É com muita alegria que estamos aqui hoje. Sou grato pela oportunidade de dar início a este projeto. Nosso objetivo é cuidar de vocês oferecendo uma vida com mais qualidade por meio do esporte. Já temos mais de 1.700 alunos inscritos e tenho certeza de que na próxima visita ao projeto, vou ver um número muito maior. Aqui é a casa de vocês e podem ter certeza de que vamos sempre alinhar o poder público com vocês e avançar cada vez mais”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.
Ao todo, oito modalidades esportivas estão sendo oferecidas na Faetec Quintino para alunos da Rede no contraturno escolar, servidores e toda a comunidade da região. Para se inscrever é preciso apresentar o documento de identificação (RG) na secretaria localizada no ginásio do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), no Complexo de Quintino.
“Hoje é um dia de muita alegria, estamos começando o ano letivo de 2025 nas nossas escolas e dando início às aulas desse projeto. Temos pessoas de seis a 89 anos de idade inscritas. Sejam muito bem-vindos e bem-vindas e aproveitem a piscina, o campo, as quadras e toda a estrutura e professores incríveis que a Faetec oferece a vocês. O +Esporte & Saúde está sendo feito com muito carinho para toda a comunidade”, declarou o presidente da Faetec, Alexandre Valle.
Estiveram presentes a subsecretária da Sectic, Renata Sphaier; a presidente da Faperj, Caroline Alves; e os vice-presidentes administrativo e educacional da Faetec, Fabrício Repsold e Ana Paula Pillar.
Alunos elogiam projeto da Faetec
Vestindo a camisa do projeto, a Vanice Gonçalves Ferreti, de 75 anos, fez questão de ficar na primeira fileira durante a cerimônia de lançamento. Ela contou que essa é a primeira vez na vida em que se matricula em alguma atividade esportiva e está empolgada para começar a fazer atividades de ginástica.
“Antes eu tinha que trabalhar e não conseguia praticar nenhum esporte. Agora que estou aposentada pela Faetec vou aproveitar essa oportunidade e fazer as aulas que estão sendo oferecidas. Eu sou uma liderança na comunidade onde moro, então vou aproveitar e chamar todos para se matricularem também”, concluiu a aposentada.
Vale ressaltar que o candidato que tiver menor de idade deve estar acompanhado por um responsável e, após a inscrição, todos deverão preencher o Termo de Responsabilidade para Prática de Atividade Física e passar por uma triagem médica.