ATUALIZAÇÃO, às 13h, com nota da secretária estadual de Cultura, Danielle Barros.
As engrenagens da mudança no secretariado estadual estão no modo ativado.
Enquanto muita gente tenta emplacar um nome novo, o que não falta é poderoso, nos altos escalões do Palácio Guanabara, querendo aproveitar e pôr o presidente da Funarj, Jackson Emerick, para girar.
Não é de hoje que os ouvidos da turma andam sobrecarregados de relatos contra o moço — que vão da imposição de burocracias exageradas ao corriqueiro hábito de não atender as mais simples ligações dos secretários.
A caravana de queixosos ao gabinete do governador Cláudio Castro (PL) é extensa. Contam as péssimas línguas que até a secretária de Cultura, Danielle Barros, tem dificuldades com Emerick. Danielle desmente (leia nota abaixo).
A Funarj é vinculada à Secretaria de Cultura, e Danielle é irmã do deputado federal e presidente estadual do Solidariedade, Áureo Ribeiro — que indicou Emerick para o cargo. O hoje presidente da fundação foi candidato, em 2020, a prefeito de Barra Mansa pelo Solidariedade. Com 2.093 votos, amargou um melancólico sexto lugar.
O pedido que os círculos mais próximos fazem ao governador é simples: manter o prerrogativa de Áureo para indicar o dono na vaga.
Mas aproveitar a oportunidade para conseguir a troca imediata do empata-projeto.
Leia a nota enviada pela secretária estadual de Cultura:
“A secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, Danielle Barros, afirmou que a relação com o presidente da Funarj, Jackson Emerick, é de parceria e união.
Desde o início da gestão de Emerick à frente da fundação, diversas ações conjuntas foram realizadas, como a reforma de equipamentos e teatros pelo estado do Rio, através do programa Acelera Funarj e recursos próprios, além da operacionalização do Centro Cultural João Nogueira (Imperator), no Méier, e operações de cultura como a Casa G20 RJ, na Casa de Cultura Laura Alvim.
A secretária destaca ainda que a parceria com Jackson Emerick foi celebrada nos cinco anos de gestão da pasta, que conta com total apoio da Funarj em ações por todo território fluminense”.