Comerciantes autorizados pela prefeitura a manter estruturas em pontos fixos nas praias do Rio não vão precisar desmontar suas barracas durante o carnaval. Em resolução publicada nesta quinta (12), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) do município permitiu que as barracas legalizadas sejam mantidas a partir desta sexta (13) até as 21h da Quarta-feira de Cinzas (18).
Em dias comuns, fora do horário comercial, os barraqueiros precisavam retirar as estruturas da areia. Apesar da liberação para continuarem nas praias, as barracas só poderão funcionar entre 07h e 21h. Cadeiras, mesas, guarda-sóis e qualquer equipamento usado pelo estabelecimento devem permanecer guardados dentro da barraca durante a madrugada.
Na mesma resolução, a pasta municipal também proibiu a permanência de estruturas para transporte de carga ou o estacionamento de veículos para carga ou descarga de itens das barracas nos calçadões e canteiros da orla.
O objetivo das medidas, de acordo com a Seop, é garantir segurança e mobilidade na orla durante os dias de carnaval, quando o fluxo de pessoas tende a ficar mais intenso.


