26 mil agentes, incluindo policiais civis, militares e bombeiros, vão atuar no monitoramento de festas de carnaval e desfiles em todo o estado do Rio a partir da próxima sexta-feira (13). O efetivo faz parte da operação especial para o período, divulgada pelo governador Cláudio Castro (PL) nesta segunda (09).
Em coletiva de imprensa, representantes do governo estadual disseram que a principal mobilização de agentes vai acontecer na capital, sobretudo nos arredores da Marquês de Sapucaí durante os dias de desfile e nos circuitos de blocos de rua e megablocos. O planejamento também prevê reforço nas equipes mobilizadas em festejos locais de carnaval nos municípios do interior e do litoral fluminense.
O governo também informou que pretende reforçar o uso de tecnologias de monitoramento, como drones e câmeras com reconhecimento facial, para integrar a ação nas ruas com os efetivos dos centros de controle. Um centro de comando móvel vai ser deslocado para áreas de grande circulação de pessoas ao longo dos dias de carnaval.
Com informações do portal “g1”.

