Niterói não pode reclamar de prefeito ausente, afinal, na reta final de 2024, dois alcaides têm representado o município em eventos na cidade e mundo afora. No final da semana passada, por exemplo, enquanto o atual dono do cargo, Axel Grael (PDT), dava expediente na prefeitura, o prefeito eleito, Rodrigo Neves, do mesmo partido, falava em nome de Niterói no “Mercocidades”, mesmo faltando pouco mais de um mês para sua posse oficial.
Neves, aliás, será presidente do Mercocidades para o mandato entre dezembro de 2025 e dezembro de 2026. O Mercocidades, com sede na capital uruguaia, Montevidéu, reúne as principais cidades da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Equador, Uruguai e Venezuela).
Além disso, coube ao futuro prefeito, mesmo ainda sem ocupar oficialmente o cargo, representar Niterói no lançamento da candidatura conjunta com o Rio para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Rodrigo Neves apareceu ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), para entregar a carta de itnenções ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Embora já não apareça mais nas principais agendas, abrindo espaço para o mentor político e futuro titular, Axel Grael ainda continua prefeitando. No sábado (7), ele esteve em um campeonato de futebol sub-13 no Parque Orla Piratininga (Pop). Evento que tem sua importância, mas é bem menos glamouroso do que o Mercocidades ou o lançamento da candidatura ao Pan de 2031.
Outro ponto a se destacar é que o prefeito eleito também já utiliza os canais oficiais da prefeitura para divulgar seus feitos, inclusive os da campanha eleitoral. A Coordenadoria Geral de Comunicação divulgou, na última sexta-feira (6), que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) aprovou, sem ressalvas, as prestações de contas eleitorais da campanha de Neves. O que não é exatamente um informe oficial do governo municipal.