Seis dias depois de oficializadas as trocas dos secretários de Polícia Civil e de Defesa Civil do estado, o Diário Oficial desta terça-feira (10) traz os primeiros resultados em efeito cascata. Sete oficiais do Corpo de Bombeiros foram exonerados de postos de comando da secretaria e da corporação.
Entre os demitidos, José Albucacys Manso de Castro Júnior, que ocupava o cargo de subcomandante do Corpo de Bombeiros. Para quem não está ligando o nome ao oficial, Albucacys ficou famoso no início do milênio posando sem camisa no calendário ‘Heróis do Rio’ 2003 — cuja renda seria revertida para o Retiro dos Artistas e que tinha como madrinha a ex-modelo e então mulher do empresário Eike Batista, Luma de Oliveira.
Do alto de seus 1,80 metro de altura, o oficial de olhos azuis que arrancou suspiros construiu, com discrição, uma carreira sólida na corporação. Foi o primeiro colocado em cursos como Salvamento em Altura e Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e chegou ao posto de coronel.
Na mesma edição, o novo secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles, exonerou mais de uma dezena de diretores, coordenadores e assistentes. Também nomeou seis oficiais nos postos de comando. A Superintendência de Saúde permanece vaga.