O Tribunal de Contas do Estado (TCE) investiga um possível pagamento indevido da Gratificação de Risco de Atividade Militar (Gram) a um grupo pensionistas. A conselheira-relatora, Marianna Montebello Willeman, deu 15 dias para que os secretários estaduais da Casa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil apresentem esclarecimentos
A denúncia foi apresentada ao TCE em 2024. Afirma que a gratificação não poderia ser paga indistintamente aos militares da ativa, tampouco a pensionistas cujo titular falecido tenha sofrido a fatalidade em época anterior à criação do benefício, ou seja, antes de 1º de janeiro de 2022, quando foi sancionada a lei que criou a Gram.
O major Luigi Alberto explicou que a denúncia trata sobre o pagamento da Gram um grupo de cerca de 5 mil pensionistas das 23 mil totais que o estado possui. Par o militar, a gratificação foi usada como “barganha política” ao ser concedida a um grupo que, em sua análise, não tem o direito.
“Um grupo de cinco mil pensionistas está recebendo essa Gram, que foi feita de barganha política, preterido os veteranos e pensionistas previdenciários. Como quebrou a paridade, fizemos há um ano a denúncia no TCE”, afirmou.
Também segundo a denúncia, a Gram, aplicada no percentual de 62,5% sobre o somatório do soldo militar, da Gratificação de Regime Especial de Trabalho (GRET) e da Gratificação de Habilitação Profissional (GHP), tem sido paga de forma indiscriminada, contrariando a legislação que não permite o acúmulo de gratificações pro labore faciendo a servidores militares do Estado (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), que já recebem uma Gratificação de Encargos Especiais (GEE).
Em novembro do ano passado, o relator anterior do caso e atual presidente do TCE, Márcio Pacheco, havia decidido que o tribunal não trataria sobre a questão das pensionistas. No entanto, foi apresentado recurso e Montebello, atual conselheira, aceitou votou para que os secretários deem as explicações sobre a alegação do suposto pagamento indevido da gratificação.

GRAM para todos sem distinção.
Esse é o pior governador que o estado já teve, sem nenhum escrúpulo.
Ele pode se redimir, as oportunidades estão aí, para o nosso caso, o TAG resolve, mas o que fazer para se ter credibilidade?
Fez e faz festas, são gastos milionários, há aplicações do Tesouro em aquisições sem licitações, isto é, segundo reportagens…Bom, esta matéria nos ajuda, parabéns ao responsável por ela.
Cmte Geral da PM e cmte geral dos bombeiros vão ser contra a tropa, pois eles tem cargos de confiança do governador se forem contra o governador, perdem o cargo, isto também ocorre, com deputados estaduais, que pediram secretarias ao governador, wuem ficar contra o governador perdem suas secretarias e voltam para a alerj, tudo é política, estamos sem reposição salarial a muito tempo, enquanto o judiciário e alerj, receberam suas recomposicoes salariais.
Vergonhosa Sr Governador essa Gestão
Ele pode se redimir, as oportunidades estão aí, para o nosso caso, o TAG resolve, mas o que fazer para se ter credibilidade?
Fez e faz festas, são gastos milionários, há aplicações do Tesouro em aquisições sem licitações, isto é, segundo reportagens…Bom, esta matéria nos ajuda, parabéns ao responsável por ela.
E tempo de legalidade
Boa noite, estamos a quase três anos nessa agonia, se não fosse a resiliência do veterano Major Luigi não teríamos mas esperança.
Acho isso uma injustiça com o policial e o bombeiros que dedicou a sua vida.
Em prol da sua corporação
Com certeza dará certo, unidos venceremos.
O grupo Visão da Tropa alcançou algo maravilhoso, seu crescimento tem em um Guerreiro, Major Luigi, tem a persistência e a certeza de que daria certo a arma primordial… com a sua fala não vão tratorar, 7,62 de ponta…tem como resposta, A MIDIA EM APOIO.
PARABÉNS E GRATIDÃO
Essa matéria da gram é muito boa e muito esclarecedora ,gostaria de mais comentários dela .
E fácil se integrar, basta se inscrever no canal Visão da Tropa, lá tem vários vídeos e orientações
Obrigado pela sua bela reportagem, apurando os fatos e dando visibilidade, você e a Berenice fazem jornalismo isento e imparcial, temos q mostrar essa covardia q esse governador está fazendo com os inativos e veteranos da PMERJ e CBMERJ rasgando a constituição e desobedecendo as leis constituídas !! Parabéns ao Major Luigi e seu grupo de estudos q incansável não deixou se entregar!!!
A justiça vai ser feita
Se eles forem contra nós, serão responsabilizados pelo Tribunal, é melhor perderem os cargos, pois assumiram os meus, com os problemas e não alertaram o governador, ou de repente o substituído saiu por ter alertado sobre o erro.
Uma covardia que eles fizeram com todos nós os VETERANOS E PENSIONISTAS CONVENCIONAIS da PMERJ E DO CBMERJ.
E o que também é mais um erro, as ditas PENSIONISTAS ESPECIAIS deixarem de contribuírem para previdência, que por Lei todos devem contribuir (Ativos, Veteranos, e Pensionistas).
O mesmo erro acontece com a nossa recomposição salarial, que foi paga somente a primeira parcela em 2022, e as demais correções do IPCA como foi previsto na Lei, até o presente momento, nada de correção, 2023, 2024, e provavelmente não será corrigida a de 2025.
A conselheira está de parabéns ainda mais ela é concursada e não indicada por padrinhos políticos e com certeza ele vai concertar essa bagunça que o governador fez pra ganhar votos
Obrigado por está acompanhando de perto a nossa luta, de veteranos e pensionistas, para receber a GRAM
Gostei da matéria sobre a gram ,fiquei muito interessado.
Obrigado ao Major Luigi,que com muita garra vem fazendo valer os nossos direitos!!!!
Excelente matéria, não se pode compactuar com erros grotescos assim…
Tá na mão do governador só ele pode corrigir o erro da quebra de paridade
Pior governador, vai ficar marcado como o governador que n
MASSACROU os heróis VETERANOS e PENSIONISTAS, sem contar com a covardia que fez ao pagar a segunda e terceira parcela da reposição da inflação de 2017 a 2021 já paga aos outros órgãos do estado mas que o executivo ficou de fora, são eles que carregam o piano do estado, médico, professores, enfermeiros e policiais entre outros. COVARDIA
Muito boa essa matéria, a verdade tem de prevalecer sempre, MAJ LUIGI é um guerreiro que não se vende ao sistema é honra a farda que vestiu.
Não há nenhuma possibilidade de se atenuar o equívoco, sem que o chefe do executivo, reconheça a sua responsabilidade nessa questão, está evidenciada a sua responsabilidade, dentro do processo dos embargos de declaração, pois o dano vai ficar caracterizado como crime de lesa cofre, a Lei não faz distinção absurda e com a gravidade de um irremediável viés político, configurando o famigerado curral eleitoral em que foram mergulhado Servidores, que são cúmplices da sujeira que ora nos move no sentido de recorrer e apelar junto ao TCE pela Fiscalização.
Agora se apresenta para o governador a oportunidade de movimentar e aplicar o TAG.
Boa noite.
A gram é genérica incedi sobre triênios,desconto militar é paga sobre diferença de soldo, o estado diz ser pró-labore
Boa noite amigo, não é questão de querer ou não querer, a questão é que eles tem que se explicar para o TCE, obrigatoriamente. E o próprio governador, na representação da casa civil, também, tem que se explicar. A casa caiu pra eles, ou se explicam, ou serão julgados a revelia. GRAM PARA TODOS !!!!!
Já tentei fazer comentários, estamos lutando para recebermos o que é por direi
Fatos e verdades que precisavam serem divulgados, pois muita injustiça para uma maioria que doaram suas vidas e saúde pelo povo do Rio de Janeiro. As viúvas e órfãos precisam também serem honrados com seus direitos.: esposas e filhos são a retaguarda dos heróis e sobreviventes e Sequelados dessas guerras… um bombeiro militar enfrentaram insalubridade, calor intenso no final restam as sequelas. Obrigado pelo espaço de noticiar essas injustiças.
A covardia com os veteranos acamados, sequelados, amputados, cadeirantes e pensionistas convencionais não pode continuar, por isso a fiscalização!
Parabéns TCE e a conselheira Mariana Monte Belo e ao nosso veterano MAJ Luidi!
A Gram é genérica e tem que ser para todos!
Concordo irmão, ela nos ajudará e ajudará
ao governo …tomara que tome a decisão certa, já errou demais.
CMTs de batalhão e CMT geral, nunca valorizaram a tropa, com raras excessões, eles só pensam neles e em suas benécias, não querem perder a mamata e mesmo sabendo que o governo está errado, apoiam a sacanagem do governo contra os veteranos e as pensionistas.
Além do mais nos foi imposto que deveríamos contribuir sobre o total dos vencimentos para a proteção militar porque a conta não estava fechando e assim foi feito porém o governador Cláudio Castro mesmo depois de elevar a contribuição não deu a gratificacão quebrando nossa paridade que é constitucional, não entendo como um chefe de estado não cumpre a lei e fica impune.
Boa tarde, muito obrigado a aos repórteres Berenice seara e Vitor Dávila por receber nosso Major Luigi que vem buscando por todos nós . Que Deus interceda por todos nós .
Boa noite gostaria de agradecer berenice seara e Victor davila e pedir a vcs que nos ajude nessa luta por nossos direitos,obrigado.
Boa tarde essa denuncia tem que ser fiscalizada a fundo
A GRAM É GENÉRICA E NÃO PRÓ-LABORE FACIENDO
Excelente matéria muito bem explicado e parabéns ao canal pela matéria e em especial ao nosso líder ten.cel. LUIGUI com sua sabedoria e pertinência em nossa defesa.
É preciso que se tenha legalidade …
Ótima matéria…
PARIDADE JÁ!!!…
Veteranos e Pensionistas, estão se sentindo (abandonados); como se tivessem sido feridos em combate. Pois o Poder Executivo, com a omissão dos Dirigentes das Instituições (PMERJ E CBMERJ), insistem em nos deixar para trás….
Gram para todos….
Graças a Deus, estamos (Entricheirados), porém gritando por Justiça….
Agradecemos a Divulgação do nosso “DILEMA”…
Paridade sempre….
Essa gratificação nunca foi pró-labore faciendo
Que seja estendida a todos na legalidade
Tem que ser feito justiça, a lei tem que ser cumprida, chega de bar ganha política,chega de curral eleitoral .
É pouca vergonha: não respeitam às leis do nosso país ….Precisam ser responsabilizados Admistrativamente, Civile Criminalmente. As provas estão aí.. Independente, de imediato, essa situação esdrúxula, uma aberração..! Parabéns pela decisão do TCE …Atenção MP do Rio e Polícia Federal !!!
Parabéns pela matéria, muitos são sabedores das injustiças sofridas pelos veteranos e pensionistas da PMERJ e CBMERJ
Gram para todos.
Pois está ocorrendo uma injustiça com os veteranos.
Isso pode gerar uma grande devassa nas Corporações, contudo, para solução desse lapso temporal, o melhor seria a reposição salarial para todas as categorias
A mídia já está nos ouvindo, estamos tendo credibilidade
Parabéns a este canal pela excelente matéria
Que seja estendida para todos , pois já foi privado que essa gratificação não é pró-labore faciendo
Boa noite gostaria de agradecer berenice seara e Victor davila e pedir a vcs que nos ajude nessa luta por nossos direitos,obrigado. Estamos passando dificuldades e precisamos de ajuda.
Paridade já.
A gram é genérica tem que ser paga para todos
GRAM para todos
Os Veteranos, sequelados e Pensionistas convencionais do CBMERJ /PMERJ tem direito também. Obrigado a todos que estão nos apoiando.
Parabéns ao major Luigi e toda sua equipe pela determinação e empenho e sucesso junto ao TCE
Paridade
Os Veteranos, sequelados e Pensionistas convencionais do CBMERJ /PMERJ tem direito também. Obrigado a todos que estão nos apoiando.
Tampouco os alunos dos cursos de formação de soldados e de oficiais poderiam receber Gratificação da Risco de Atividade Militar. Ainda não assumiram legalmente tal risco, ainda que tal juramento seja um ato solene e formal. Tal ato somente possui validade jurídica após efetuado e isso se dá somente ao final dos respectivos cursos e se aprovados. É assim com médicos; advogados, entre outros que se vinculam aos termos de taos juramentos.
Nossos direitos (GRAM)
Os Veteranos, sequelados e Pensionistas convencionais do CBMERJ /PMERJ tem direito também. Obrigado a todos que estão nos apoiando.
Boa tarde senhores!
Ante a essa irregularidade visível, mesmo que as autoridades da PMERJ e CBMERJ, assim como alguns Deputados Estaduais queiram compactuar por estarem ocupando cargos importantes, a obrigação é serem escravos da lei. Ninguém pode fazer vistas grossa aquilo que está extremamente visível. A vitória está próxima e a Justiça será feita!
Obrigada aos repórteres pela atenção ao caso da GRAM e ao Major Luigi
Já passou da hora de reparar essa injustiça que fizeram contra os veteranos e pensionistas previdenciária.Gram para todos.
Vai acontecer com certeza, já sofremos um bocado
5.000 pensionistas X2 igual a 10.000 votos, e o cadeirante, sequelado da guerra , esses são apenas 500 e a maioria não vota, para esses não deram um jeitinho pq esses são só 500.
Vergonhoso um estado fazer isso na cara de pau com os que deram seu sangue!
O que assusta é que a denúncia foi feita em 8 de março de 2024, ou seja, há mais de um ano atrás.
Na ocasião o crime contra o erário público era em torno de 3 bilhões de reais.
Com a morosidade do tce junto com a conivência da imprensa (que se recusavam a divulgar o crime) o montante do desvio de dinheiro foi acrescentado o valor de um bilhão de reais.
É uma vergonha que mês a mês não se parou a sangria do crime.
A imprensa, por se recusar a divulgar o crime nos últimos 12 meses, se tornou parte ativa da concretização do ilícito.
Os Cmts da PMERJ e CBMERJ OMBREARAM com o Governador na contramão da lei contra os veteranos ,que muito fizeram pelas instituições. Quebrando à paridade em conluio com com seus ativos (impossível) que não tiveram conhecimento pelas seus Cmts na OPM. Todos calados pois não falam nem na recomposição salarial,se acovardando por interesse próprio e negando o direito dos que fizeram POLÍCIA.
parabéns pra esse guerreiro Maj Luigi e sua equipe que quebrou o muro(políticos e politiqueiros) junto essa casa TCE que tem como obrigação fiscalizar e graças à conselheira Marianna Montebello , vamos desmascarar os que (roeram) a corda.
O jogo mudou agora ele não quer mais a GRAM,quer tirar das pensionistas e dos ativos que trabalha em batalhões especializados,enfim se tirar deles ,o veterano continuará sem,o passo seguinte será tirar de todos….afinal se eu não recebo , ninguém recebe
Paridade com aqueles que dedicaram os melhores anos de suas vidas, no combate de uma guerrilha social urbana, em prol da sociedade fluminense, hoje os que restam são vítimas de sequelas físicas, mentais etc…, largados na vala comum pelo estado, queremos dignidade.
Que o TCE seja um instrumento de Legalidade, justiça e cumprimento rigoroso das leis, garantindo a Paridade, Integralidade, isonomia e Simetria dos Servidores Militares e suas Pensionistas, só por as Leis em prática…
Parabéns pela matéria! O Maj Luigi está lutando por justiça no Gram para todos! Todos sabem que não de acumula pró-labore, que pensionista não pode receber pró-labore, que preso também não, que pró-labore não pode incidir sobre ATS ( triênios ou quinquênios), enfim, se conclui que a Gram é GENÉRICA!
GRAM para todos!
Infelizmente, o Major Luigi já vem brigando sozinho contra o sistema. Uma decisão errônea do Governo, que o Major Luigi apontou e o Governo não quer ceder e consertar. Lastimável o Governo querer continuar no erro !!
Que o TCE seja um instrumento de Legalidade, justiça e cumprimento rigoroso das leis, garantindo a Paridade, Integralidade, isonomia e Simetria dos Servidores Militares e suas Pensionistas, só por as Leis em prática…
O Rio de Janeiro produz injustiças e desrespeito ao servidor sem nenhuma fiscalização.
Boa noite,
O que fizeram com os VETERANOS e PENSIONISTAS convencionais da PMERJ e CBMERJ é uma vergonha,
Deram um aumento disfarçado para os ativos e para uma outra parte de pensionistas,
Com isso quebrou-se a paridade que já existia nas corporações a séculos,
Mais graças ao incansável Sr. MAJOR LUIGI, essa denúncia chegou ao TCE e contra quase todos ,mais ainda existem pessoas do bem ,
A conselheira Mariana, aceitou os argumentos da denuncia e está pedindo as explicações a quem de direito…
Vergonha Sr Governador essa Gestão
Pau que dá em Chico, tem que dar em francisco. Os veteranos e as pensionistas foram preteridos em seus direitos. Isso pode ser provado juridicamente através das leis pertinentes ao caso. Houve quebra da paridade sob alegação de mudança de regime . Porém a lei federal que deu origem ao sistema de proteção social da pmerj ,cbmerj. Estabelece a paridade entre a reserva remunerada e os da ativa. Prerrogativas basilares e característica da atividade do serviço militar de dedicação exclusiva e com risco de vida real. “Não brincamos de guerra” VIVEMOS DIA A DIA UMA GUERRA REAL.
Não é justo
Uns recebendo e eu ,em receber a gram
Ainda por cima tenho paridade.
Graças a Deus temos um grande chance de recebermos tbm
Que muito justo pra mim é os veteranos
OBRIGADA A TODOS Q SE DEDICARAM A ESSA
CONQUISTA QUE AINDA NAO ESTA NA S MAOS .
MAIS EU CREIO Q TBM RECEBEREMOS O QUE É JUSTO .
Infelizmente os nossos representantes e gestores, não apresentam qualquer razão para ter credibilidade das instituições PMERJ e CBMERJ, como também pensionistas..o que o Governador fala, escreve ou assina, são apenas falas..há rumores de desvios do horário público e os deputados que deveriam fiscalizar seus atos, os encobrem…há muitos erros e atos duvidosos entre o governador e seus deputados apoiadores
Terão que explicar o inexplicável, xeque mate.
É pouca vergonha: não respeitam às leis do nosso país ….Precisam ser responsabilizados Admistrativamente, Civile Criminalmente. As provas estão aí.. Independente, de imediato, essa situação esdrúxula, uma aberração..! Parabéns pela decisão do TCE …Atenção MP do Rio e Polícia Federal !!!
Políticos tem o possicionamento de descumprimento das leis e estatutos , fazem o que lhes convém descumprindo promessas, porque pagaram a recomposiçoes a um grupo de instituições e não a outros (Judiciário , Alerj e TCE) em detrimento a outros PMERJ, CBMERJ,… seria isso prevaricação, seria isso JUSTO, assinam decretos e não os cumpre desrespeitando suas próprias assinatura. Só queremos que nós façam JUSTIÇA! RECOMPOSIÇÃO E GRAM PARA TODOS!!!!
Infelizmente não podemos acreditar no gestor e nos deputados aliados, pois os mesmos deveriam fiscalizar o executivo, porém em concluiu conseguem o que querem, deixando uma grande maioria de servidores à míngua.
Nós avisamos, pedimos aos comandantes secretários, mas ficam com medo de perder a mamata.
O estado do RJ passa + essa vergonha,todos q sentam na cadeira d governador só mira seus interesses e dos q compactuam com tudo d errado q acontece. Só observar q está situação q a conselheira mandou fiscalizar está a + d ano presa no TCE pelo aliado do governador q foi posto lá por ser seu ex líder d governo. A famosa raposa tomando conta do galinheiro.
Que se faça Justiça GRAM, para todos .
Isso é jornalismo verdade, não esse jornalismo que deixa transparecer ser comprado.Sra B.S continue passando credibilidade e irá de fortalecer deixando gravado nos anais da imprensa a seriedade do fundamento da imprensa, informar VERDADES.
Se a GRAM tem caráter pró-labore faciendo os policiais que trabalham em unidades especiais estão recebendo indevidamente a 03 anos pois não podem receber 02 gratificações pró-labore faciendo, e se a GRAM tem caráter genérico os veteranos estão sem receber a 03 anos.
Tudo errado.
Não é de hoje que cobramos por justiça, fizemos manifestações, procuramos o Governador, os deputados, fomos a Brasília e nada, o governador prometeu várias vezes acertar, nos fomos enrolados…então só teve este jeito, pois até na justiça, o juiz que entendia, ser genérica, mudou de opinião, foi ser desembargador, ficamos na mão.So que temos trunfos na manga, pegamos ele como Alcapone foi pego…Fiscalização
Uma vergonha para o governador do Rio de Janeiro, como pode mentir dizendo que é pró labore, governo fraco e mal acessorado.
Ainda bem que este processo que está no TCE a mais de 01 ano foi parar nas mãos de uma conselheira responsável e que quer a investigação dentro da legalidade. Nós VETERANOS, PENSIONISTAS E SEQUELADOS da PMERJ e do CBMERJ querermos que seja feita a investigação no LIMPE onde vai mostrar toda as irregularidades praticadas pelo GOVERNO e seus secretários!!!!
Queremos somente a fiscalização do TCE, queremos legalidade , keremos nosso direito, é so o governador assinar o TAG
Gram para TODOS,e recomposição salarial já, obrigado ao espaço nessa mídia e ao Maj luigi
Gram para todos , pois tem caráter genético.
Se fosse pró-labore faciendo os policiais que trabalhava nas unidades especiais não poderiam está recebendo, pois não podem receber 02 gratificações pró-labore faciendo.
Estão pagando de forma genérica para quem eles querem , e dizem ser pro labore faciendo para os veteranos e pensionistas que não recebem .
A polícia federal vai ser com a caçapa cheia .
Duvido que os secretários irão bancar essa. Não tem como eles esconderem que algumas recebem e outras não. Até porque tem o documento da DVP indagando o governo sobre o assunto. Já que não pagava se para os veteranos.
Espero que o estado reconheça o erro e admita ser uma gratificai genérica e extensiva aos veteranos e pensionistas convencionais .
Ridículos, matéria tendenciosa, as pensionistas não recebem indevidamente, os veteranos vivos, legítimos titulares do direito é que não estão recebendo devidamente, ratos imundos, não são de confiança, devem ter recebido indevidamente, isso sim.
Parabéns a relatora, fazendo de fato o real papel do órgão regulador, essa manobra política no pagamento da GRAM foi realmente uma covardia com os veteranos.
Para que haja clareza em uma denuncia, temos q pontuar os fatos da denuncia e quando se quer legalidade tem que ser dessa forma; em momento algum o grupo de major não está tentando tirar direito de quem quer que seja; ativo ou pensionistas com publica de especial, o q se quer Aki e GRAM para todos na legalidade.
A INVESTIGAÇÃO só está começando, fiscalização já, vamos apurar as inconsistências.
Agora que a “cobra vai fumar” quero ver qual argumento para justificar esses pagamentos e negando aos veteranos e pensionistas convencionais.
A INVESTIGAÇÃO só está começando, fiscalização já, vamos apurar as inconsistências.
Boa noite, que a justiça impere, cessando a extrema covardia com Veteranos e pensionistas, entendendo a GRAM PARA TODOS, devolvendo a Paridade restabelecendo a LEI.
Com certeza dará certo, unidos venceremos.
É vergonhoso para o nosso Estado, quando comparamos com outros Estados da federação que cumprem a lei federal que regulamenta a paridade, pois só o Estado do Rio de Janeiro não cumpre a Lei federal, assim nós os veteranos, a maioria da pensionista e os sequelados da PMERJ e do CBMERJ estamos sofrendo com esta postura errada do governo carioca. GRAN para todos já. PARIDADE JÁ!
Covardia que fizeram com os veteranos e pensionistas previdenciária,chega de impunidade, chega de jeitinho para beneficiar seu curral eleitoral. GRAM PARA TODOS GRAM PARA TODOS.
Quero agradecer a vc Berenice pelo apoio que está nos dando,para falar-mos sobre o absurdo que o governador está fazendo contra nós veteranos pensionistas e sequelados, obrigado de coração!
Gram para todos ,e direito ,o pessoal que hoje está na ativa se Deus quiser será um veterano .
Obrigado a Berenice Seara e Vitor Davila por dar voz a nossa luta pela paridade de Veteranos e Veteranas e Pensionistas Previdenciárias da PMERJ e CBMERJ
Não só as pensionistas ditas “especiais” mas também o ATS majorado, militares que estão a disposição de outros órgãos, militares que já recebem outra GEE, enfim são muitas irregularidades nesta gratificação e deixando de fora os VETERANOS, PENSIONISTAS e SEQUELADOS da PMERJ e do CBMERJ de fora!!!! Tem que ir a fundo nesta investigação e responsabilizar os culpados e acertar as inconsistências de pagamento celebrando o TAG!!!!
Boa noite!
Primeiramente agradecer a esse canal de notícias e principalmente a Berenice Seara e ao Victor Davila de ter dado espaço e voz ao Maj Luigi para poder demostrar o absurdo que o governo está fazendo com todos nós Veteranos e Pensionistas e sequelados do CBMERJ e PMERJ .
Ele mostrou e provou os erros do não pagamento da GRAM a todos nós.
Maj Luigi, estamos juntos e forte.
Boa noite, gostaria de agradecer a Berenice Seara e Vitor Davila por dar voz a nossa luta pela paridade de Veteranos e Veteranas e Pensionistas Previdenciárias da PMERJ e CBMERJ. Que Deus continue abençoando sua vida 🙏🏻 Muito obrigada.
Boa noite, não podemos deixar de agradecer a Berenice Seara e Vitor D”avila por ter dado voz a nossa luta pela paridade.
Parabéns ótima matéria o rio de Janeiro pre4cisa ser mais fiscalizado.
Boa noite Berenice, obrigado por expor este absurdo que o governador está fazendo para com todos nós veteranos pensionistas e sequelados,contamos sempre com sua ajuda obrigado!
Obrigado Berenice Seara por nos ajudar na luta pela paridade e integralidade gram para todos
Boa noite,
Como pode?
Veteranos com GRAM e Veteranos sem GRAM…
Pensionistas com GRAM e Pensionistas sem GRAM…
GRAM é GENÉRICA e é para todos, é aumento disfarçado e DEVE ser estendida aos Inativos e Pensionistas…
Sem jeitinho e sem exclusão…
GRAM PARA TODOS…
FISCALIZAÇÃO JÁ…
Temos que confiar no TCE é o único órgão que devemos confiar e ter a certeza que tudo vai transcorrer a nosso favor,GRAM para todos.
Obrigado,por dar visibilidade aos VETERANOS e PENSIONISTAS!
Queremos, GRAM PARA TODOS!
Gram para todos….
Berenice Seara e Vitor Davila obrigado pela voz ativa.
A GRAM TEM CARÁTER GENÉRICO, POIS SE TIVESSE CARÁTER PRÓ-LABORE Faciendo não poderia ser pago as pensionista especial. E a PGE INSISTE EM DIZER QUE É PRÓ-LABORE FACIENDO.
GRAM PARA TODOS
O governador e sua base de apoio na Alerj, cometeram um grande erro, a fiscalização provará isto.
Obrigado a Berenice Seara e Vitor Davila por dar voz a nossa luta pela paridade de Veteranos e Veteranas e Pensionistas Previdenciárias da PMERJ e CBMERJ
Ótima noite
Venho agradecer a Sra Berenice Seara e o Sr Vitor Davila por dar voz a nossa luta pela paridade de Veteranos e Veteranas e Pensionistas Previdenciárias da PMERJ e CBMERJ
Ótima noite
É uma vergonha a atitude do governo e os deputados de sua bancada, juntamente com os secretários da PMERJ e CBMERJ, a Casa Civil, os assessores….vergonha
Agora sim vai se consertar essa injustiça de apenas as pensionistas especiais estarem recebendo a GRAM e sem descontar a contribuição militar, enquanto os veteranos e pensionistas convencionais da PMERJ e CBMERJ contribuem com a contribuição militar e não recebem a GRAM, isso é uma grande injustiça
O estado está mergulhado em um mar de corrupção, o sistema está desesperado com a presença do Sr MAJ LUIGI, homem sério, honesto e guerreiro que não se vende ao sistema, milhões de reais estão sendo desviados do erário público e só com essa investigação poderá ter o acerto ou apontar quem está se beneficiando, parabéns a matéria publicada, ela agora está dando visibilidade a denúncia da farra da GRAM.
Bom dia. Excelente reportagem dando voz à muitos que estão sofrendo pela injustiça do governo do Estado. Todos só querem o que é justo . Transparência legalidade e justiça.
Parabéns pela matéria.
Com certeza tu tens razão, e nós não acreditamos nas falas do governador e nem nos seus deputados aliados.. estamos vivos, na luta e se precisar vamos mostrar que ainda temos munição…ou se rendem a legalidade, ou continuaremos…hurraaaaa!!!
Com essa denúncia vai se consertar essa injustiça de apenas as pensionistas especiais estarem recebendo a GRAM e sem descontar a contribuição militar, enquanto os veteranos e pensionistas convencionais da PMERJ e CBMERJ contribuem com a contribuição militar e não recebem a GRAM, isso é uma grande injustiça
Obrigado,por dar visibilidade aos VETERANOS e PENSIONISTAS!
Queremos,GRAM PARA TODOS!
É tempo de legalidade. Todos sabem que a Gram né uma gratificação pro labore faciendo como a PGE vem argumentando e que incrivelmente a justiça vem acatando esse parecer sem ao menos verificar e estudar a fundo a causa. Todos sabiam que mais cedo ou mais tarde a verdade viria a tona e aconteceria o que ocorreu. Bastaria cair nas mãos de um conselheiro imparcial e foi o que aconteceu. Então é hora de corrigir o erro governador. Existe um remédio para essa lambança e se chama TAG
Basta fazer o certo e assinar, e os atrasados 51 folhas de pagamento o Sr. Vê como pagar. GRAM PARA TODOS.
Obrigado Berenice Seara por dar voz a nossa luta de gram para todos…
Parabéns pela reportagem..
Obrigada aos repórteres pelo apoio aos veteranos e pensionistas da PMERJ e CBMERJ
Obrigado a Berenice Seara e Vitor Davila por nós da a oportunidade de divulgar nosso luta, está injustiça que estão fazendo com os veteranos da PMERJ e CBMERJ.
O Rio de janeiro é o único estado a quebrar a Paridade dos militares estaduais, onde um Sargento da reserva remunerada ganha menos do que o cabo da Ativa e que um grupo de pensionistas (especias) ganha a Gram num jeitinho e as outras pensionistas convencionais não ganham.
Finalmente terá fiscalização, espero que o Governador corrija todo erro. GRAM para Veteranos e Pensionistas da PMERJ E CBMERJ.
Boa Noite.
Excelente Matéria, referente a Fiscalização no TCERJ, com relação aos Pagamentos Inconcistentes do Governo do RJ.
Meus Parabéns.
Gram para todos já! Os veteranos e pensionistas do Cbmerj e PMERJ pedem socorro! Recuperem a nossa paridade e integralidade já!
Obrigado a Berenice Seara e Vitor Davila por dar voz a nossa luta da paridade de veteranos e veteranas e pensionistas previdenciárias da PMERJ e CBMERJ
A justiça vai ser feita, a GRAM e genérica e tem que ser paga a todos sem distinção
Parabéns Pelo Excelente Trabalho Sr Major Luigi , Deus Abençoe Grandemente Sua Vida Família e Todos os Que Estão Nesta Empreitada Com o Senhor. Deus é Verdadeiramente o Nosso Justo Juiz e Jamais Deixaria o Seu Povo Perecer Nesse Deserto (…) , ” Ele Mais Uma Vez ” Abriu o Mar Para Que Possamos Atravessar Em Terra Firme Com Seu Servo Maj. Luigi ( O LIBERTADOR ) e Mais Uma Vêz Faraó e Seu Exército Serão Engolidos Por Esse Mar…, Mas , Agora é Mar De Lama , Sujeira e Podridão e , etc… Deus Não Dorme…é Justo Juiz Bem Presente Em Nossas Angústia 🙏🙏🙏
Covardia do governo com os veteranos da polícia militar que durante a ativa deram o sangue e agora são abandonados.
Lastimável o que estão fazendo com os Veteranos e as Pensionistas do Estado. Que se corrija esse absurdo o mais breve possível !!
Lutamos contra o governador, a Alerj, os secretários da PMERJ e CBMERJ, Casa Civil e outros, pois eles se uniram para não nos dar os nossos direitos, após buscarmos auxílio na Alerj, no Paláciovda da Guanabara, em Brasília , em manifestações ordeira, clamamos aos homens e só fomos enrolados, então acreditamos que Deus orientou o Maj Luigi e outros, e pedimos Fiscalização, no órgão competente, que relutou em Fiscalizar, no entanto temos sempre uma carta escondida…obrigado pela matéria
Obrigado Sr. VITOR D’AVILA por ter dado voz aos veteranos e pensionistas da PMERJ e CBMERJ , nós queremos a fiscalização do TCE – RJ , e quero agradecer a conselheira Mariana Montebelo por ter levado ao plenário essa denúncia 👏👏👏👏
Bom dia!!!
Que a justiça seja feita,paridade já!!!
Aguardamos ansiosamente que o Estado venha reconhecer seu erro , e venha corrigir esse grave erro reconhecendo que a nossa GRAM é genérica, onde todos nós temos direitos e não quebre mais a nossa paridade.
A GRAM INCORPOROU O AUXILIO MORADIA. PORTANTO, OS ATIVOS QUE MORAM E RESIDEM EM PRÓPRIO ESTADUAL ESTÃO RECEBENDO O AUXÍLIO MORADIA EMBUTIDO NA GRAM. OS INATIVOS REFORMADOS OU RR QUE SE INATIVARAM ANTES DA E.C. 41/2003, TEM DIREITO ADQUIRIDO A RECEBER QUALQUER GRATIFICAÇÃO DADA AOS INATIVOS, PELA E.C. 18/98 E 20/98. ENTRETANTO O JUDICIÁRIO NÃO PODE IGNORAR A NORMA CONSTITUCIONAL, MAS IGNORA E DÁ RAZÃO AO GOVERNADOR. LAMENTÁVEL.
*CORRIGENDA: ” DADA AOS ATIVOS, INCLUSIVE COM MUDANÇA DE NOMENCLATURA. OS INATIVOS APÓS 2019, RECEBEM A GRAM. PORTANTO, NÃO SE PODE ATRIBUIR A GRAM A NATUREZA DE PRO LABORE FACIENDO.
Coube a um governador de direita, que teve votos em sua maioria das forças de segurança do estado a quebrar a paridade, traiu seu eleitores. Nenhum governador anterior fez isso.
Parabéns pela matéria e que sirva de exemplo para outros canais também divulgarem. É importantíssimo levar o que está acontecendo para toda a população. E não tem só essa Denúncia de Pagamentos indevidos e inconsistentes da GRAM no TCE-RJ. Tem outra sobre uma Isenção de Contribuição Militar (Previdência) também para as pensionistas de forma política em curso. Tudo muito grave e necessitando de correção urgentes.
Pior governador vai ficar lembrado como o governador que MASSACROU os heróis veteranos e pensionistas, além de quebrar a paridade entre ativos e inativos quebrando a paridade com ativos. Rasgando assim as leis que estabelecem tal direito, também não pagou a segunda e terceira parcela da reposição da inflação de 2017 a 2021 aos servidores do executivo, os que carregam o piano do estado(médicos, enfermeiros, professores, policiais,…) pagando somente os verdeiros marajás do estado Tribunal de justiça, ALERJ, defensoria pública , ministério público
Paridade com aqueles que dedicaram os melhores anos de suas vidas, no combate de uma guerrilha social urbana, em prol da sociedade fluminense, hoje os que restam são vítimas de sequelas físicas, mentais etc…, largados na vala comum pelo estado, queremos dignidade.
Não queremos tirar nada de ninguém, só queremos o que é nosso de fé e direito.
Paridade já.
Parabéns irmão, por vosso comentário e a matéria é muito boa
Obrigado pela reportagem, mostrando o desrespeito do Governo do Estado com os veteranos e pensionistas quando quebra a integralidade e a paridade que são os direitos dos servidores públicos. Que o Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro respeite e valorize os veteranos da PMERJ e CBMERJ que dedicaram anos de serviço ã segurança e bem estar da população do Rio de Janeiro.
Estamos lutando a mais de três anos contra esta injustiça, graças a Deus estão nos dando crédito.
Bom dia senhora berenice e senhor Vitor venho aqui agradecer a vcs e pedir socorro para que essa fiscalização no tce seja feita com mais agilidade pois estamos passando por dificuldades desde já agradeço.
Parabéns ao nobre, a matéria é excelente, pois estamos hoje, tendo voz através dos noticiários, hoje temos credibilidade, fruto de uma incansável luta do Guerreiro Maj Luigi, hoje até os inimigos estão reconhecendo o seu valor, pois estão incomodados, Seria mais fácil dobrarem-se e unimos forças para ajudar ao Estado, no entanto vossas arrogância, prepotência, o nariz em pé os ensoberbessem… estamos aqui, prontos para acolhe-lhos, como pais que acolhem pródigos da vida…somos Veteranos e Corporativistas… se arrependam e venham, somos a FEV…Forca Expedicionaria Veterana da PMERJ e CBMERJ.
Já fiz vários comentários e não vejo nenhum publicado, em todo caso parabéns a matéria é estou feliz por ouvir nossa voz nessa escrita…Veterano da PMERJ
O Sr. Governador do Estado só faz questão aplicar a paridade em relação ao desconto de 10,5% . Nos veteranos pagamos o mesmo valor do sistema de proteção social igual aos militares da ativa, só neste quesito que o Sr Governador faz questão de cumprir a lei. A gram é um direito de todos. Sobre o aspecto de pro labore falindo. Uma uma dúvida? Os militares que está passando par reserva teriam direito a receber a gram?
Politicagem pura.
O Riobde Janeiro não é amadores.
O pior é que envolvidos nesta maracutáia fazem de tudo pra impedir a fiscalização do TCE.
Major Luigi o único a enfrentar o sistema e não se ajoelhar estendendo a mão.
Vai ficar lembrado como governador que MASSACROU BETERANOS E PENSIONISTAS, GOVERNADOR QUE QUEBROU A PARIDADE RASGANDO AS LEIS
O governador do estado do Rio de Janeiro, está quebrando a para idade dos policiais militares é bombeiro com os inativos
Boa noite a todos!
Venho por meio deste instrumento, parabenizar o jornalista Vitor D’Avila por mostrar que ainda existem jornalistas isentos como você, última temos visto um sistema aparelhado para proteger o governo, e ver a coragem de um jornalista que não se submeteu ao sistema é muito bom, quero parabenizar também o Maj Luigi pela perseverança e conhecimento da matéria e coragem de expor as chagas do governo, que no intuito de prejudicar uma certa fatia dos operadores de segurança pública militares do RJ, onde ferindo o princípio da paridade, os excluiu do recebimento da GRAM contrariando a lei e intuito de burlar a Fazenda Federal tipificando essa gratificação como pro labore faciendo prá ludibriar o RRF, a denúncia não tem objetivo de tirar a GRAM de ninguém, seu objeto é mostrar que o sistema está aparelhado pra suprimir direitos fundamentais