O programa Segurança Presente inaugurou uma nova base em Itaguaí. A apresentação do local aconteceu na manhã desta quarta-feira (30). A iniciativa, de policiamento de proximidade, tem como objetivo aumentar a sensação de segurança e a qualidade de vida da população, além de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Haroldo Jesus (PDT), do secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, Roberto Lucio Guimarães; e do coordenador do programa, major Carlos Eduardo Panza Nunes.
O programa funciona por meio de bases fixas espalhadas por diversos municípios, com agentes que atuam em patrulhamento e realizam abordagens e atendimentos a pedestres. O salário dos policiais é pago pelo estado e as instalações, em geral, são do município.
Em Itaguaí, o programa funciona desde agosto de 2020. Hoje atuam na cidade 15 agentes fixos em funções administrativas e 24 policiais que prestam serviço em esquema rotativo de escalas.
Antiga base do Segurança Presente continuará em funcionamento
O Segurança Presente ficava na Rua Prefeito José Maria de Brito, no Monte Serrat, 245. O local vai continuar em funcionamento, mas de agora em diante apenas para a parte administrativa.
A nova base operacional, onde os agentes estão de prontidão, fica na rua Curvelo Cavalcanti, 475, mais perto, portanto, do Centro de Itaguaí. O local, que até então estava desocupado, já abrigou a sede da Secretaria de Trânsito e a base operacional do Samu (que agora funciona em Vila Margarida).
Antes da mudança, as instalações do imóvel receberam reforma, cuja responsabilidade foi da Secretaria Municipal de Obras: pintura nas cores da Polícia, melhorias na parte elétrica e hidráulica e nova identidade visual.
“A nova base fica em um local estratégico, vai trazer mais visibilidade e, por isso, mais segurança para o cidadão”, disse o secretário Roberto Lucio.