Com um terço da população com mais de 60 anos, o Rio de Janeiro tem a segunda maior taxa de envelhecimento do Brasil — só perde para o Rio Grande do Sul. É neste contexto que Copacabana, conhecido como um dos bairros com a maior concentração de pessoas idosas por metro quadrado do país, vai receber neste sábado (22), das 8 às 12 horas, o evento ‘Saúde sem Idade – Inspiração para uma vida longa e plena’.
A iniciativa contará com rodas de conversa, serviços de saúde, terapias integrativas e sorteio de brindes, no ambiente descontraído do quiosque Mar de Copa (Av. Atlântica s/n, em frente à Rua Figueiredo Magalhães). Toda a programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira (21), no link da plataforma Sympla.
Rodas de conversa com especialistas
As rodas de conversa tratarão de temas como ‘Desafios da longevidade ativa e saudável’, com a geriatra Raquel Oliveira, membro da Comissão Científica da SBGG-Rio; ‘Controle das condições típicas do envelhecimento’, com Claudia Andrade, professora de Enfermagem da Estácio Copacabana; e ‘Cuidados com a pele madura’ , com o farmacêutico Bryan Hudson Hossy, diretor do Laboratório da Pele.
A saúde mental também tem espaço na programação. A psicanalista e neuropsicóloga Andrea Ladislau vai falar sobre ‘Equilíbrio emocional: como lidar com o etarismo’. A psicóloga e hipnóloga Miriam Pontes de Farias conduzirá uma hipnose coletiva com o grupo voltada à melhoria de aspectos como concentração, memória e foco. Já a jornalista e influencer Kika Gama Lobo, especializada em temas sobre envelhecimento, vai falar sobre ‘Sexualidade na maturidade – quebrando tabus’.
Serviços de saúde e bem-estar
O evento levará serviços de saúde e bem-estar oferecidos por professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Fisioterapia da Estácio Copacabana. Entre eles, estão aferição de pressão arterial, testes de glicemia; bioimpedância; ginástica laboral; dança e orientação nutricional.
Um destaque será a ‘oficina da dor’, liderada pelo professor de Fisioterapia Jonas Obadia, oferecendo alongamento na maca, massoterapia, quiropraxia e acupuntura, entre outras técnicas, para tratar processos dolorosos comuns do envelhecimento. A equipe da professora de Nutrição Carolinne Miranda distribuirá o folheto ‘10 passos para uma dieta equilibrada’, baseado no Guia da Alimentação Saudável, do Ministério da Saúde.
Outros profissionais de saúde e bem-estar convidados oferecerão mini-sessões individuais de terapeutas integrativas, como shiatsu, auriculoterapia e reflexologia, com Adriana Mahalo e Nalva Farias. Haverá ainda atividades coletivas de meditação, com Augusto Zimbres (Brahma Kumaris); yoga restaurativa com Bárbara Mello (Instituto Zen Câncer) e jogos recreativos de memória, com Ana Cristina Fonseca (Espaço Vida Ativa).
A programação termina com marchinhas de carnaval. A produção pede que as pessoas levem acessórios ou fantasias, além de canga ou toalha para as atividades coletivas. Com a onda de calor no Rio, é fundamental não esquecer o protetor solar e a hidratação. Haverá distribuição gratuita de água ao longo do evento.